sábado, 27 de agosto de 2016

Fundação Volkswagen e Instituto Ayrton Senna fazem acompanhamento técnico do projeto educacional Aceleração da Aprendizagem, em Teresina (PI)

Oferecer uma oportunidade de ensino de forma intensiva e personalizada a alunos da rede pública com defasagem de aprendizado. Esse é o principal objetivo da Fundação Volkswagen – que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos –, ao promover seu projeto educacional “Aceleração da Aprendizagem” em Teresina (PI), onde formará 115 educadores, beneficiando 1.874 crianças e jovens estudantes de 54 escolas municipais. 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e o Instituto Ayrton Senna, o projeto oferece as soluções educacionais do instituto: “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”. Equipes da Fundação Volkswagen e do Instituto Ayrton Senna acabam de fazer uma visita técnica a Teresina, acompanhando de perto a evolução do projeto e garantindo a excelência educacional. 

O projeto “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade-série de alunos do Ensino Fundamental, diminuindo a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem e o aproveitamento escolar, o projeto oferece apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, por meio de rodas diárias de leitura, oficinas de linguagem e utilização de jogos como meios de aprendizagem, entre outros, corrigindo problemas de alfabetização e matemática. Na sala de aceleração, os estudantes são preparados, para depois ingressarem na série adequada à sua idade; nessas turmas especiais são trabalhadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos, ampliadas suas habilidades e competências escolares.



Durante a visita a Teresina, gestores, diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino analisaram, junto às equipes técnicas da Fundação Volkswagen e do Instituto Ayrton Senna, os resultados e desafios encontrados neste primeiro semestre de implementação do projeto. O objetivo é traçar as estratégias para os próximos meses e atingir as metas definidas para esta etapa da parceria.
O Instituto Ayrton Senna já atua em Teresina há 16 anos. A Fundação Volkswagen, por sua vez, desenvolve projetos educacionais na capital do Piauí desde 2013; onde já tem oferecido o “Brincar” (2013) e o “Jogo da Vida em Trânsito” (2014), ambos presencialmente; além do “Entre na Roda” (2014 a 2016) e do “Aprendendo com Arte” (2016) no modo de ensino a distância. 
“Aceleração da Aprendizagem” já formou 1.804 professores e beneficiou 11.350 alunos de 16 cidades, em cinco Estados brasileiros
O projeto educacional “Aceleração da Aprendizagem”, que é promovido pela Fundação Volkswagen desde 2011, já formou 1.804 professores e beneficiou 11.350 alunos de 16 cidades (Camaçari, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Simões Filho, na Bahia; Aracruz, Cariacica, Ibiraçu, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo; Sinop e Sorriso, no Mato Grosso; João Pessoa, na Paraíba; e Resende, no Rio de Janeiro), sempre em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Desse total, continuam sendo beneficiados atualmente 126 professores e 1.360 alunos no Mato Grosso (cidades de Sinop e Sorriso) e na Bahia (Lauro de Freitas e Dias D’Ávila). Em Teresina e Santarém, o “Aceleração da Aprendizagem” começou a ser oferecido neste ano em parceria com o Instituto Ayrton Senna. 
A formação dos educadores, para atuarem nas salas de aula do “Aceleração da Aprendizagem”, conta com material pedagógico exclusivo. O projeto foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade-série.
A parceria com o Instituto Ayrton Senna está permitindo que a Fundação Volkswagen ofereça seu projeto “Aceleração da Aprendizagem” em Teresina e também na cidade de Santarém (PA) com uma metodologia criada e desenvolvida pelo Instituto que conta com as soluções educacionais “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”:
Se Liga: é uma solução que alfabetiza crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não aprenderam a ler e escrever. Os alunos são enturmados em classes específicas e, ao serem alfabetizados, podem retornar às turmas regulares ou frequentar o “Acelera Brasil”.
Acelera Brasil: também é voltado a alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental a fim de solucionar os baixos níveis de aprendizagem de crianças nessa faixa escolar. Os alunos são enturmados em classes específicas e podem recuperar até dois anos perdidos, para assim voltarem às turmas regulares.
Fórmula da Vitória: é voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, defasados em alfabetização ou que apresentam dificuldade parcial ou total das habilidades de leitura, escrita e matemática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário