domingo, 21 de agosto de 2016

Scania vende caminhões blindados para a Esquadra

A Scania comemora a terceira venda de caminhões blindados de sua história, após iniciar a atuação neste mercado em dezembro de 2015. Com matriz em Belo Horizonte (MG), a Esquadra adquiriu três unidades do semipesado P 250 8x2, e se tornou a primeira empresa a comprar veículos blindados nesta configuração de rodas da marca sueca. Os veículos se juntam à frota de carros-fortes da Esquadra, especializados em transporte de alto valor agregado. A Casa Scania Codema (SP) foi a responsável pela negociação, e a MIB Blindados fez a blindagem, a carroceria e a cabine dos modelos.     

Os produtos Scania escolhidos pela Esquadra têm cabine e baú blindados, cabine com quatro lugares, blindagem nível três, fechaduras eletrônicas em todas as portas, duplo sistema de rastreamento, divisores internos de cargas, plataforma traseira elevatória, porta com sistema de travamento interno e externo. 

Todos os veículos são blindados, com tecnologia embarcada de segurança avançada com GPS, sistema de videomonitoramento, botão de pânico, fechadura randômica, sensores de portas e sirenes. A nova frota tem capacidade técnica para transportar 14.000 kg, com volume de 44 metros cúbicos. 

A engenharia da Scania fez um estudo completo de projeto para adequar os caminhões à demanda da Esquadra. Graças à filosofia da Scania de trabalhar com a produção em sistema modular global é possível encontrar a melhor solução, ou seja, buscar sempre algo diferente para aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota do cliente. Para a Esquadra foi disponibilizado um grande leque de configurações e opcionais para entregar o produto ideal e customizado.      

A necessidade da Esquadra exigia um caminhão com quatro eixos, sendo dois direcionais para viabilizar uma carroçaria de aproximadamente 8,10m de comprimento, suficiente para acomodar 14 paletes em três compartimentos distintos. 

Os eixos deveriam ter capacidade suficiente para suportar uma carga líquida total de 12.000kg, de itens de alto valor agregado, para atender a lei da balança (ter um peso bruto total legal de 29.000kg). Uma preocupação era a de manter uma margem de segurança dentro da capacidade de carga para proporcionar durabilidade aos componentes, especialmente da direção e suspensão, em razão do chassi receber uma carroçaria e cabine com aço balístico nível três. 

A cabine original foi retirada para a instalação de outra já blindada, que preservou ao máximo as características Scania. Para isso, foram aproveitados grade dianteira, painel de instrumentos, assentos do motorista e passageiro, entre outros. A nova cabine recebeu aberturas no assoalho, para proporcionar a manutenção do trem de força, e também recebeu um degrau de acesso traseiro. O que também chamou a atenção da empresa foi a suspensão a ar traseira de série (única do segmento), que facilita o carregamento e o descarregamento, pois oferece quatro módulos de altura para ajuste a diversos tipos de embarque. Para agilizar o serviço, uma plataforma elevatória foi adicionada para facilitar o ingresso de empilhadeiras. 

Desde quando iniciou suas operações em transporte de valores, a Esquadra realizou operações na Região Sudeste com sinistralidade zero, o que corresponde a mais de R$ 300 milhões em cargas de alto valor transportadas no período, sem nenhuma ocorrência de sinistro. No segmento de transporte de valores, a Esquadra obteve um crescimento de 30% no número de clientes desde quando iniciou suas operações. 


Com a aquisição dos modelos Scania, a Esquadra soma 60 caminhões-forte. Só em 2015, a empresa adquiriu 25 caminhões com investimento de R$ 10 milhões. Essa frota tem capacidade instalada para até cinco anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário