A CPFL Energia incorporou o BMW i3 à sua
frota de veículos elétricos. Com a aquisição, a companhia ampliou para 16 o
número de carros elétricos que estão sendo usados para o desenvolvimento das
pesquisas e dos estudos do projeto de P&D Emotive – Programa de Mobilidade
Elétrica da CPFL Energia.
A inclusão do
BMW i3 à frota do projeto tem entre os seus objetivos a realização de testes de
recarregamento de carros elétricos em corrente contínua. Diferentemente dos
modelos de outras montadoras, o BMW i3 usa uma tecnologia de plug, denominada
CCS tipo 2, que dispensa o uso de inversor no interior do veículo para
converter a corrente elétrica de alternada para contínua, tornando o
recarregamento mais rápido.
Outra vantagem
do plug CCS tipo 2 é a possibilidade de efetuar o recarregamento de veículos em
eletropostos que só operam em corrente alternada, que, hoje, são a maioria na
infraestrutura de recarga implantada pela CPFL Energia para o projeto.
Atualmente, a companhia possui seis eletropostos em operação em Campinas e um
ponto de recarregamento universal em Jundiaí, no Posto Graal 67 da Rodovia
Anhanguera.
De acordo com
dados da BMW do Brasil, o BMW i3 tem autonomia de 160 quilômetros (km). Isso
pode ser estendido para até 300 km graças a uma tecnologia exclusiva chamada
“range extender”. Trata-se de um pequeno gerador movido a combustão que produz
a eletricidade que será armazenada na bateria do veículo, ampliando a sua
autonomia.
A escolha do BMW
i3 para compor a frota de carros do projeto Emotive atendeu também a um
critério de diversificação dos tipos de veículos testados. Atualmente, a CPFL
possui automóveis para o transporte de cargas (sete Renault Kangoo) e para o
uso urbano (três Renault Zoe, dois Renault Fluence, um BYD e6 e dois Think). Ao
todo, os veículos já rodaram mais de 200 mil km em viagens pela Região
Metropolitana de Campinas e para a cidade de São Paulo desde o início do
projeto, em 2013.
Para incentivar
a expansão da mobilidade elétrica no País e difundir os benefícios da
tecnologia, parte da frota foi cedida para empresas e instituições parceiras.
Dos 16 veículos, duas Kangoo estão sendo utilizadas pela Natura para o
transporte dos seus produtos, um Fluence está com a Unicamp, duas Kangoos estão
sendo usadas pela CPFL Paulista e um Zoe será cedido para a Hertz para que seja
colocado para locação na loja do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. As
empresas parceiras entram com uma contrapartida financeira para o
desenvolvimento das atividades do projeto.
Além de atender
completamente as necessidades diárias em ambientes urbanos, os veículos
elétricos são mais econômicos e ambientalmente sustentáveis que os modelos a
combustão. Dados compilados pelo Emotive mostram que a economia nos gastos com
combustível pode chegar até a 84%, dependendo das tarifas de energia elétrica,
sem a considerar a redução das despesas na manutenção dos carros elétricos com
a ausência da troca de óleo e vela.
Atualmente, o
projeto encontra-se na sua segunda fase. A expectativa nesta etapa é de ampliar
a frota de veículos elétricos para até 16 carros e aumentar o número de
eletropostos em operação para até 25 (entre públicos e privados). Os
pontos de recarregamento serão colocados em locais públicos, como shoppings
centers, postos de serviços, pontos privados e em outros pontos estratégicos.Campinas e
Jundiaí, cidades das áreas de concessão da CPFL Paulista e CPFL Piratininga,
contam com sete eletropostos públicos em operação.
Para usar os
eletropostos, os usuários precisarão efetuar um cadastro prévio junto à equipe
do Programa de Mobilidade Elétrica pelo e-mail mobilidade.e@cpfl.com.br,
informando nome, telefone, modelo e placa do carro. Um cartão para ser usado
nos equipamentos poderá ser retirado na sede da CPFL, na Rodovia Engenheiro
Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário