sábado, 13 de agosto de 2016

CPFL Energia incorpora BMW i3 à sua frota de veículos elétricos

A CPFL Energia incorporou o BMW i3 à sua frota de veículos elétricos. Com a aquisição, a companhia ampliou para 16 o número de carros elétricos que estão sendo usados para o desenvolvimento das pesquisas e dos estudos do projeto de P&D Emotive – Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia.

A inclusão do BMW i3 à frota do projeto tem entre os seus objetivos a realização de testes de recarregamento de carros elétricos em corrente contínua. Diferentemente dos modelos de outras montadoras, o BMW i3 usa uma tecnologia de plug, denominada CCS tipo 2, que dispensa o uso de inversor no interior do veículo para converter a corrente elétrica de alternada para contínua, tornando o recarregamento mais rápido.

Outra vantagem do plug CCS tipo 2 é a possibilidade de efetuar o recarregamento de veículos em eletropostos que só operam em corrente alternada, que, hoje, são a maioria na infraestrutura de recarga implantada pela CPFL Energia para o projeto. Atualmente, a companhia possui seis eletropostos em operação em Campinas e um ponto de recarregamento universal em Jundiaí, no Posto Graal 67 da Rodovia Anhanguera.

De acordo com dados da BMW do Brasil, o BMW i3 tem autonomia de 160 quilômetros (km). Isso pode ser estendido para até 300 km graças a uma tecnologia exclusiva chamada “range extender”. Trata-se de um pequeno gerador movido a combustão que produz a eletricidade que será armazenada na bateria do veículo, ampliando a sua autonomia.

 A escolha do BMW i3 para compor a frota de carros do projeto Emotive atendeu também a um critério de diversificação dos tipos de veículos testados. Atualmente, a CPFL possui automóveis para o transporte de cargas (sete Renault Kangoo) e para o uso urbano (três Renault Zoe, dois Renault Fluence, um BYD e6 e dois Think). Ao todo, os veículos já rodaram mais de 200 mil km em viagens pela Região Metropolitana de Campinas e para a cidade de São Paulo desde o início do projeto, em 2013.

Para incentivar a expansão da mobilidade elétrica no País e difundir os benefícios da tecnologia, parte da frota foi cedida para empresas e instituições parceiras. Dos 16 veículos, duas Kangoo estão sendo utilizadas pela Natura para o transporte dos seus produtos, um Fluence está com a Unicamp, duas Kangoos estão sendo usadas pela CPFL Paulista e um Zoe será cedido para a Hertz para que seja colocado para locação na loja do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. As empresas parceiras entram com uma contrapartida financeira para o desenvolvimento das atividades do projeto.

Além de atender completamente as necessidades diárias em ambientes urbanos, os veículos elétricos são mais econômicos e ambientalmente sustentáveis que os modelos a combustão. Dados compilados pelo Emotive mostram que a economia nos gastos com combustível pode chegar até a 84%, dependendo das tarifas de energia elétrica, sem a considerar a redução das despesas na manutenção dos carros elétricos com a ausência da troca de óleo e vela.

Atualmente, o projeto encontra-se na sua segunda fase. A expectativa nesta etapa é de ampliar a frota de veículos elétricos para até 16 carros e aumentar o número de eletropostos em operação para até 25  (entre públicos e privados). Os pontos de recarregamento serão colocados em locais públicos, como shoppings centers, postos de serviços, pontos privados e em outros pontos estratégicos.Campinas e Jundiaí, cidades das áreas de concessão da CPFL Paulista e CPFL Piratininga, contam com sete eletropostos públicos em operação.

Para usar os eletropostos, os usuários precisarão efetuar um cadastro prévio junto à equipe do Programa de Mobilidade Elétrica pelo e-mail mobilidade.e@cpfl.com.br, informando nome, telefone, modelo e placa do carro. Um cartão para ser usado nos equipamentos poderá ser retirado na sede da CPFL, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário