Em um
momento de extrema reflexão para a indústria automobilística no que diz
respeito ao desenvolvimento dos motores menores
notadamente os de três cilindros com turbocompressor e
injeção direta de combustível que estão chegando
ao nosso mercado , e ao mesmo tempo em que se
explora ao máximo o aumento da sua eficiência energética e a redução das
emissões, o Centro Tecnológico MAHLE de Jundiaí, São Paulo, se equipa no
sentido de estar alinhado com as exigências do momento tecnológico brasileiro.
Motores downsizing com menor número de cilindros e menor capacidade cúbica,
porém com potência
semelhante aos de maior cilindrada já bastante comuns em outros continentes começam se tornar usuais no Brasil e seu desenvolvimento exige
equipamentos mais modernos e eficientes para sua perfeita validação.
Nos bancos de provas convencionais os testes de avaliação de desempenho são
feitos de forma estacionária, ou seja, em regimes de rotação e carga
constantes, e a variação dessas condições vai fornecendo um ciclo de dados
sobre as situações mais críticas de funcionamento do motor. Esse tipo de
avaliação, como não poderia deixar de ser, fornece análises pontuais, mas não
reproduz sua utilização na vida real em situação de uso na cidade ou estrada,
por exemplo.
O novo banco de provas permite reprodução de um ciclo real de utilização,
qualquer que seja a sua aplicação. Em outras palavras, os dinamômetros
convencionais analisam o motor ponto a ponto, e o novo banco de provas do Tech
Center MAHLE é capaz de reproduzir qualquer uso que se desejar: cidade,
estrada, um circuito misto etc., isto é, testando como o motor se comportará
com o usuário final. Esse tipo de avaliação permite melhor acuracidade na
detecção dos níveis do consumo de combustível e dos índices de emissões de
poluentes, portanto, maior realidade nos números obtidos nos ensaios de
validação dos novos motores.
Se nas provas dos bancos convencionais as medições de consumo de combustível
eram feitas por meio de balanças gravimétricas
preenche-se um reservatório e depois de determinado tempo analisa-se o consumo
médio daquela utilização em kg/h , com o
novo equipamento o consumo se dá em tempo
real a cada situação de aplicação. Se em um banco convencional a margem de erro de avaliação é de mais ou menos 2%, no novo
banco a margem de erro cai para mais ou menos 0,4%, permitindo avaliação de
novas tecnologias.
Além das avaliações propriamente ditas, uma das grandes virtudes da chegada
desse novo equipamento ao Tech Center a MAHLE é a possibilidade do desenvolvimento
de componentes para motores seguindo a tendência tecnológica de downsinzing. A
empresa poderá estar sempre um passo à frente das necessidades do mercado. Não
menos importante que o desenvolvimento de novas tecnologias está o fato do
centro tecnológico poder atender aos fabricantes que precisam entender
minuciosamente o nível de eficiência energética dos motores que serão colocados
em seus novos lançamentos.
"Esse novo banco de provas, devido ao seu alto grau tecnológico, permite
avaliações dinâmicas em motores modernos sejam eles de alta performance ou de
tecnologia downsinzing", diz Everton Lopes da Silva, Chefe da Engenharia
Experimental de Avaliação de Motores e novos Componentes do Centro Tecnológico
MAHLE. "Portanto, estamos preparados para as exigências dessa nova
realidade de mercado", conclui Silva.
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