O caminhão ‘The Iron
Knight’, da Volvo, quebrou dois recordes mundiais de velocidade usando pneus
Goodyear - o que fez deles os modelos mais rápidos do mundo para esse tipo de
veículo. O veículo pesado também rompeu o recorde de 500 metros de
distância à velocidade de 131,29 km/h em 13,71 segundos e conseguiu atingir
velocidade máxima de 276 km/h.
Os pneus especiais desenvolvidos e construídos pela
Goodyear são resultado de colaboração contínua e forte parceria com a Volvo
Trucks, empresa líder na produção de caminhões que leva equipamentos originais
da marca. Os pneus Goodyear usados pelo 'The Iron Knight' permitiram que
o caminhão de 4,5 toneladas e 2.400 HP alcançasse velocidade média de 169,09
km/h em 21,29 segundos e em 1.000 metros de arranque.
A tecnologia por trás desses pneus - desenvolvidos
pela Goodyear para bater o recorde mundial de velocidade - é resultado da
experiência que a empresa tem conquistado em competições de caminhões. As
carcaças utilizadas nesses pneus são exemplares de última geração produzidos
pela Goodyear para caminhões vistos todos os dias nas estradas da América
Latina. Os novos recordes mundiais de velocidade e aceleração alcançados pelos
pneus Goodyear para caminhões demonstram a liderança tecnológica da empresa na
indústria de transportes.
Os pneus direcionais dianteiros da Goodyear usados
pelo 'The Iron Knight' têm medida 315/70R22.5 e se baseiam nos modelos para
competição da Goodyear que equipam todos os caminhões que participam do
Campeonato Europeu de caminhões da Federação Internacional de Automobilismo
(FIA).
Os traseiros, de medida 495/45R22.5, são capazes de resistir à
incrível força de torque gerada pelo 'The Iron Knight'. Esses pneus são feitos
a partir de carcaças de modelos Goodyear para caminhões comuns, com compostos e
desenhos de banda especificamente projetados. Os produtos que quebraram
recordes mundiais possuem decorações especiais da Goodyear para o ‘The
Iron Knight’ na parede lateral.
A corrida em que os recordes foram quebrados foi
realizada em um campo de provas fechado no norte da Suécia. O piloto do ‘The
Iron Knight’, Boije Overbrink, tem mais de 30 anos de experiência em
competições de carros e caminhões e já superou anteriormente cinco recordes de velocidade.
A Volvo Trucks e a Goodyear possuem longa e sólida
história de colaboração - especialmente quando se trata de recordes mundiais de
velocidade. The Mean Green, também conduzido por Boije Overbrink,
tornou-se o caminhão híbrido mais rápido mundo em 2012, quando quebrou dois
recordes mundiais de velocidade também usando pneus Goodyear para caminhões
especializados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário