Coluna 3216 – 12.06.2016 - edita@rnasser.com.br
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foto sítio autos segredos |
109 cv no Uno 1,3
GSE!
FCA, por sua marca
Fiat corre nos últimos retoques na evolução do Uno, a versão GSE. Sigla de Global Small Engine, nova geração
mundial de motores de pequena cilindrada. Começa com duas versões: 3 cilindros,
1,0, e projetados 80 cv, e curva de melhor torque na categoria – a grosso modo
torque move o carro nas cidades; e 4 cilindros, 1,3 e a surpreendente potência
de 109 cavalos vapor – novo GM Onix com motor 1,4 gera 106 cv, e VW Gol 1,6 104 cv. Para comparar motores,
veja quantos cv produz por 1.000 cm3 de cilindrada. Quantidade maior indica
modernidade.
É pacote de
renovação e, como ouvi, o Carlos Eugênio - Dutra -, diretor comercial, quebrou o cofrinho. Na prática explica
investimentos para agregar a maior quantidade de itens diferenciativos. Além da
mudança na frente, perdendo os três furinhos na parte central, terá grade
comportada, com elementos lembrando a colmeia dos antigos radiadores. Para
lamas, para choques e grupo óptico também mudam.
Dentro, alteração
nas em cores, tecidos, e possivelmente o painel do Grand Siena, como o fez no
Palio 2017.
Parte operacional
lidera. Além dos novos motores, intensa agregação de equipamentos eletrônicos
para melhorar conforto, como vidros elétricos para as quatro portas e central
multi media. E performance, onde lidera a direção elétrica para reduzir
consumo; idem o Stop&Start desligando o motor quando o carro para; ESP, equipamento de auto estabilização; ASR para corrigir perdas de tração; e Hill Holder – a trava eletrônica nos
freios permitindo arrancar em subidas, sem o carro retroceder. Trará efeito
positivo na transmissão Dualogic.
Na prática a Fiat
crê na expansão deste segmento e quer tornar seus produtos os de maior conteúdo
e conforto, assim como em performance
e economia. Em paralelo criar distância do Mobi forçando-o a assumir a
liderança de vendas.
Motores à parte
Nesta fase da indústria automobilística, quando advogados,
burocratas e ecologistas se uniram para reduzir níveis de consumo e emissões,
há revolução tecnológica nos motores. Intensa utilização de alumínio, redução
de peso nas peças, de atrito entre elas, otimização do ciclo energético. Na
verdade do balcão, menos emissões, menos consumo, sem letargia.
A nova família GSE muda parâmetros, mas conviverá por uns
três anos com os então revolucionários motores Fire dos anos ’80. Pessoal da
Fiat relata com orgulho técnico as conquistas feitas na primeira geração. O
projeto, dizem, tem engenharia humana, entenda-se engenhosidade, praticamente
começou do zero, sem ser evolução dos motores em produção. Muitas mudanças.
Alumínio no bloco, cabeçote e carter; volta da corrente de acionamento do eixo
comando de válvulas, abandonando a correia dentada; virabrequim defasado;
câmaras de combustão tidas como as melhores do mundo. Neste primeiro degrau a
combinação cilindrada x potência x torque x rendimento do automóvel x economia
x emissões, tem os melhores resultados.
Parte de três cilindros 1,0, e adição de cilindro com
idênticas medidas – e bielas, pistões, anéis, bronzinas comuns – cria o 1,3
contendo custos. Nesta direção despreza o uso de 4 válvulas por cilindro, o
cabeçote DOHC, e o Multi Air, revolucionária patente Fiat, atendo-se ao
centenário arranjo de apenas duas. Porém, com certeza, na próxima evolução, 8
válvulas e 1,4 turbo.
All New L200 Triton Sport, novo picape Mitsubishi
Precedida por informações desencontradas – seria importada;
apresentação no Salão do Automóvel, - HPE, representante da Mitsubishi no
Brasil fez pré divulgação do novo modelo. Vendas, entretanto, apenas em
outubro.
Construído em Catalão, Go, totalmente novo, mudança em
chassis, medidas – está mais curto e com menor distância entre eixos -, novo
motor 2,4 litros, totalmente em alumínio, mantendo características como comando
variável para válvulas. Três versões: HPE Top; HPE; GLS. Sob o ponto de vista
de Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento, é evolução da
família anterior, mantida em produção, com muito aptidão off road.
Novo motor produz 190 cv e importantes 43,8 m-kgf em
torque, variador de abertura de válvulas e turbo compressor.
Esteticamente é novo produto, com re administração do
espaço interno para habitabilidade e maior inclinação do encosto do banco
traseiro, apesar da redução das dimensões. Dentro equipamentos de segurança – 9
almofadas de ar -, os assistentes de freio e estabilidade; sistema de partida
em subidas; e interessante adjutório para controlar derrapagens quando
tracionando reboque.
Versão GLS usa caixa mecânica de 6 velocidades, e o
controle para engatar a tração das 4 rodas é feminina rodinha no console ligada
a infinidade de fios, terminais, sensores, conexões. Saudades da lógica do Dr.
Gurgel – João Augusto Conrado do Amaral Gurgel -, da fábrica com seu nome: peça que o carro não tem, não quebra.
Nesta via os japoneses andam na contramão.
Em infodiversão, tela com 17,5 cm para controle de computador, som, gps.
Quanto custam os picapes Mitsubishi
Versão
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R$
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Triton Sport
HPE Top
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174.990
|
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Triton
Sport HPE
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164.990
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Triton
Sport GLS - mecânico
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131.990
|
|
Triton
Antiga
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||
Triton
Savana MT
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138.990
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Triton
Savana AT
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146.990
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Triton
Outdoor AT
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136.990
|
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Triton
GLX MT
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111.990
|
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Triton
GL MT
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105.990
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Triton
2.4 Flex Outdoor
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91.990
|
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Dúvidas
Demandada, a assessoria de relacionamento com a imprensa
não informou:
Quantas velocidades
tem a transmissão automática; porque as versão antiga Savana com transmissão
mecânica custa mais ante nova versão GLS, igualmente mecânica ?
Roda-a-Roda
Situação – Notícias sobre a possibilidade de venda do
colosso Magneti Marelli à coreana Samsung fez ações da FCA saltar quase 10%.
Partes não comentam, mas a de olhos puxados quer usar áreas de iluminotécnica e
infordivertimento para aumentar presença mundial. A de olhos vivos, quitar os
volumosos empréstimos com vencimento em 2019.
Disputa – Grupo VW superou
grupo Toyota no primeiro semestre: vendeu 5,120M automóveis e comerciais leves
contra 5M. Disputa vinha acirrada, mas o Dieselgate,
as emissões superiores ao limite legal, diminuíram as vendas. Neste ano,
entretanto, parece haver consciência do público de o problema não afetar
características dos produtos e confiança na marca. Toyota teve problemas com
fornecimento de auto peças, causados por terremoto.
Retomada – Acreditando nos sinais de retomada econômica da área
do Mercosul, José Luiz Gandini, nº 1 da operação KIA no Brasil, anunciou re
iniciar produção do caminhão Bongo por sua filial Kia Motors de Uruguay.
Mais - Medida antecipa em um
mês planos iniciais, e coincide com inauguração de amplas e imponentes
instalações para gestão e assistência da marca no vizinho país. Lá responde por
3% das vendas.
Aliás – Kia teve em julho o
melhor mês de vendas com chegada do novo Sportage. Alegria de pobre dura pouco:
cota de importação sem pagar 30 pontos percentuais sobre IPI é 400 carros/mês –
inferior à demanda.
Pedido – Empresa solicitou
tal redução ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
mas a pretensão não anda.
Ajustes – Ao Palio Fiat
aplicou-se a melhorar conteúdo. Partiu aplicando o painel do Gran Siena,
incrementou decoração, confortos para ser lembrado à hora da comparação com
concorrentes, a partir da versão Attrative 1,0.
Resumo – Sem aumentar
preços, é mais por menos. Attractive 1,0
– 42.410; 1,4 – 45.990; Essence 1,6 – 50.890; Sporting 1,6 – 53.410.
Não vem – Diretoria da FCA
viu e gostou da projeção no desenho do picape Toro, para transformá-la em
utilitário esportivo. Apenas gostou. Para afastar palpitologia sobre tal
lançamento, declara não o fará.
Obviedade - Não concorreria
com próximo lançamento, SUV Compass, de dimensões e confortos superiores ao
Renegade. Usa plataforma deste e Toro.
Enfim – Gostas do Chevrolet Classic e do Agile ? Corra. O mais antigo dos
GM em nosso mercado parou de ser importado da Argentina. Seu desdobramento
Agile seguirá mesmo caminho ínvio.
De volta – Mudanças na Ford
e promoções aumentaram vendas em 18% em julho - 17.396 veículos. Na relação de
concorrentes marcou 9,6% do mercado, e volta à quarta posição, mítica
referência.
Razão – Empresa inverteu
executivos, pinçou Antônio Baltar de caminhões para automóveis, mudou de presidente,
e missão de Lyle Watters é resgatar lucratividade até o final do ano. Ford vem
perdendo dinheiro na América Latina em números de causar inveja a
PeTropilantras.
Promoção – Chery Brasil em
campanha limpa-pátio: é a Trust Share,
ação na matriz para comemorar 5 milhões de unidades. Dá desconto de R$ 6 mil
para modelos Celer Hatch e Sedan. Vale até o fim do mês. Mais? cherybrasil.com.br.
Situação – Apesar do crescente número de venda de carros
novos, mercado dos EUA aumentou média de consumo. Coisa pouca, 1% entre junho e
julho. Muita, entretanto, quando se vê o gasto médio: 11,3 km/litro. Apesar dos
banheirões, dos motores grandes, dos
enormes picapes e suvs, em economia
superam nossa frota de quatro cilindros.
Portátil – Autoprotection Titanium, para limpar e
cristalizar a pintura de veículos ganhou versão com 300 ml, para ser carregado
no porta luvas. Titânio na composição, permite cristalizá-la. Custa R$ 99; tubo
para três aplicações.
Atestado – Quem comprar
exemplar de 4 Rodas neste mês
receberá encarte adicional: teste de longa duração, 60.000 km, realizado com o
Citroën C4 Lounge 1,6 turbo. Bom resultado. No período, desgaste dos retentores
de válvulas e rompimento de um coxim do motor. Muitos elogios.
– Tracbel,
distribuidora Volvo em parte do Nordeste, assumiu Amazonas, Pará, Roraima e
Amapá. Venderá portfólio Volvo para trabalho: caminhões, chassis para ônibus,
equipamentos para construção, motores marítimos e industriais Volvo Penta.
... II – Representante
anterior, Apavel centrará no Ceará, Maranhão e Piauí.
Apoio – Para melhorar assistência técnica, Cummins Brasil
em acordo com DCCO, distribuidora para o Centro Oeste, implantou Centro de
Treinamento em Goiânia. Quer levar conhecimento a mecânicos do interior.
Cobaias – Centro de Engenharia de Conforto da Escola Politécnica
da Universidade de São Paulo, para a Boeing recruta voluntários para testes de
conforto em voos. Avaliação estática, em réplica de cabine com 30 assentos, em
câmara de pressão – um mock up.
Como – Avaliação início de setembro. Interessado? email para
conforto@usp.br. Resultados servirão a
companhias operando Boeings. Não é o caso da Latam, hoje detentora dos menores
espaços inter fileiras.
Charme – Mais charmoso do encontros de veículos antigos, o Pebble Beach Concours d’Élegance terá
nova edição dia 21. Dentre atrações paralelas, BMW exporá veículos mais
caracterizadores de seu século de atividades.
Paralelo – Dentre BMW Isetta 300, dois exemplares de 328
pré Guerra, participantes de Mille Miglia
e 24 Heures du Mans, o 3/15 DA2,
primeiro dos automóveis BMW, e os Art Cars pintados por Alexander Calder e Jeff
Koons.
Elvis – BMW aposta no 507 ex Elvis Presley como maior
atração ao seu pedaço de gramado. Esportivo de contadas unidades, foi comprado
pelo Rei do Rock quando servia ao Exército na Alemanha após ter vencido prova
no circuito francês de Linas-Monthléry, conduzido por Hans Stuck.
De novo – Elvis comprou, trocou o tom Branco Pena por
Vermelho Alfa; vendeu-o; e o 507 cumpriu período de corridas e sumiu. Agora, restaurado
pela BMW será atração maior de sua exposição junto aos antigos.
Gente
– Gislaine Matano,41, academicamente
lastreada, mudança. OOOO Nova gerente de marketing e comunicação da Triumph
Motocicletas. OOOO Carlos Tavares,
engenheiro com MBA em marketing, novo diretor de peças DAF, Paccar e TRP, do
grupo Paccar. OOOO Antes era diretor comercial e de engenharia da Lifan.
OOOO
SelecTrucks, Mercedes inova nos usados
Mercado estável, movimento anual de 300 mil unidades,
instigaram Mercedes-Benz a implantar no Brasil a SelecTrucks. Negócio é de
receber usados de qualquer marca ou ano na compra dos novos Mercedes, e
revende-los com cuidados adicionais, garantia de procedência, revisão, garantia
de até um ano, pagamento em 12 meses. Um
diferencial no mercado brasileiro, resume Roberto Leocini, VP da Mercedes.
Sistema existe na Alemanha e na África do Sul, e acelera no
Brasil. Começou em Mauá, SP, maior mercado de caminhões usados, à média de um
negócio/dia, dobrando em junho. Resultados levaram a instalar outra unidade do
SelecTrucks em Betim, MG, e expandirá: próxima em Curitiba, Pr.
Negócio se amplia: gera venda do O Km; a venda do usado; e o
momento econômico do país outro desdobramento: empresas formando frota de
usados adquiridos no SelecTruck.
Não é transação comum, com o proprietário de caminhão
usado, levando-o ao Concessionário Mercedes-Benz para ser avaliado, combinando
como paga a diferença para o novo. Transação inicia da mesma forma: o
interessado vai ao Concessionário, e a mudança é que este não compra nem recebe
o caminhão como entrada, mas contata o SelecTrucks, e este manda avaliar o
caminhão por empresa especializada. Feito o negócio, o SelecTruck paga ao
Concessionário, e o interessado ajusta a diferença.
Revisados, caminhões de todas as marcas são vendidas pelo
SelecTruck, e o novo modelo de negócio implementa renovação de frota; troca de
usados por menos usados; e até renovação de frota por outra menos rodada.
Os serviços disponíveis nos Concessionários – atendimento
de garantia; peças novas e remanufaturadas, contratos de manutenção,
assistência de 24 horas, financiamentos pelo Banco Mercedes-Benz – são
disponíveis aos clientes do SelecTruck. Saber mais ?
(www.selectrucks.com.br)
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