Os modelos Unimog para aplicação rodoferroviário serão
atrações da Mercedes-Benz na “Innotrans” de Berlim, feira líder internacional
de transportes ferroviários, que acontece entre os dias 20 e 25 de setembro. No
evento, a marca irá demonstrar três recentes versões para este segmento.
O Unimog rodoferroviário é utilizado como veículo de
manobra para manutenção de cabos da rede aérea e também para outros trabalhos
nos trechos de vias ferroviárias. Os clientes são empresas ferroviárias,
prestadores de serviços a sistemas de metroviários, ferrovias urbanas e de
bondes, além de prestadores de serviços para obras e serviços de manutenção
ferroviária.
A versão que estará na feira foi recentemente
disponibilizada para mercados fora da Europa, como China e Rússia, nos padrões
Euro V. Isso significa que os operadores desses países também poderão se
beneficiar com seus novos e aprimorados recursos, como o "EasyDrive":
sistema de tração sinergética que permite operações infinitamente variáveis com
implementos à velocidades de até 50 km/h e facilidade de conversão entre o
modo de tração e o modo de trabalho.
O Unimog U 423, com entre-eixos longo e 231 hp de potência, é equipado com plataforma de trabalho elevatória e
uma engrenagem de truque guia. Ele pode ser usado nos trilhos com raios de
curva apertados e também em vias de bonde.
O modelo pode ser controlado remotamente da plataforma
elevatória de trabalho, por exemplo, quando há a necessidade de execução de
serviços de manutenção de redes aéreas ou em jornadas de inspeção. O
acionamento hidrostático da tração oferece benefícios para esses tipos de
tarefas, pois permite que a velocidade seja ajustada de maneira contínua e o
veículo seja operado com a máxima precisão a partir da plataforma de trabalho.
O Unimog consegue rebocar até 1.000 toneladas. Isso é
possível graças ao conceito do chassi, que tem tração permanente em todas as
rodas, embreagem com conversor de torque e tração sobre trilhos usando as
próprias rodas.
Os equipamentos especificamente ferroviários do Unimog
U 423 incluem: sistema de freios de vagões ferroviários para até 52 eixos,
sistema de tração ferroviário (ou seja, rodas ferroviárias montadas que podem
ser elevadas ou abaixadas) e controle remoto por rádio.
Os baixos custos de operação fazem deste modelo
econômico, principalmente graças ao baixo consumo de combustível, custos de
manutenção atraentes e mudança rápida para o modo rodoviário ou para trabalhos
em área de pátios e jornadas de ida e volta dos locais de trabalho.
Outra atração da Mercedes-Benz na “Innotrans” será o
Unimog U 423 com entre-eixos longo, equipado com guindaste ferroviário e
cesta de trabalho, sistema de engrenagem e freios de vagões ferroviários para
uma capacidade de até 400 toneladas de tração. O equipamento do guindaste
inclui também uma garra de guindaste. O transportador de equipamentos Unimog é
especialmente útil devido a sua alta flexibilidade na operação nas rodovias e
ferrovias, ao contrário dos veículos de manutenção ferroviários que são
restritos a operar sobre trilhos.
Com a ajuda de aros de rodas e pneus especiais, o veículo
pode ser conduzido em vias ferroviárias de bitola normal (1435 mm), como
também em vias de bitola larga existentes em diversos países. Uma engrenagem
hidráulica retrátil mantém o Unimog posicionado com segurança na via
ferroviária.
Em qualquer área de trilhos no nível da rodovia com
aproximadamente cinco metros de comprimento, como, por exemplo, em passagens de
nível, este modelo pode ser transformado para trilhos dentro de poucos minutos,
o que garante a chegada em seu próximo destino rapidamente.
A nova geração do Unimog agora também está disponível com
alarme de incêndio e sistema de extintores no compartimento do motor. Isso
significa que o veículo rodoferroviário está em conformidade com as normas
rígidas de proteção contra incêndios para uso em túneis onde há trânsito também
de passageiros.
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