quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Volkswagen do Brasil patrocinará festival de música Chorando Sem Parar

A Volkswagen do Brasil reafirma seu compromisso com a comunidade e com o desenvolvimento cultural ao apoiar, pelo sétimo ano consecutivo, o festival internacional de música instrumental Chorando Sem Parar, realizado em São Carlos, cidade onde está instalada sua fábrica de motores, que é uma das mais importantes do Grupo Volkswagen no mundo. A edição de 2016 será dedicada ao músico Paulo Moura e espera atrair mais de 15 mil pessoas nas mais diversas atrações entre os dias 05 e 11 de dezembro. 

O apoio da Volkswagen do Brasil ao festival Chorando Sem Parar faz parte de um pacote maior de patrocínios da Volkswagen do Brasil, que envolve diversos projetos no País. Entre eles estão iniciativas nas áreas cultural, esportiva, educacional, de entretenimento, saúde (principalmente com foco em crianças e adolescentes), desenvolvimento social, preservação ecológica, entre outros. 

A 13ª edição do festival será dedicada ao clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador Paulo Moura. Nascido em São José do Rio Preto em 1932 e radicado no Rio de Janeiro (RJ), foi reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes nomes da música instrumental (clarinete e saxofone), como intérprete, arranjador e compositor de Choro, Jazz, Swing, Samba entre outros gêneros musicais. 

De acordo com Fátima Camargo Catalano, idealizadora e diretora do Projeto Contribuinte da Cultura, que organiza o evento, serão convidados  para esta edição instrumentistas de renome para interpretar alguns dos mais significativos álbuns da carreira de Paulo Moura. “Diferentemente das últimas edições em que os homenageados em memória (Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Heitor Villa Lobos) inspiravam a mistura do popular e do erudito no repertório musical, a edição Paulo Moura tem como  característica marcante  uma sonoridade mais contemporânea, marcada pela mistura do Choro e do Jazz”, revela.

Criado em 2004, o festival Chorando Sem Parar tem a proposta de oferecer à população uma programação musical de qualidade, gratuita e em espaço público (Praça XV e Novembro), em homenagem a um dos mais importantes patrimônios da música nacional, o Choro Brasileiro.

Ao longo de suas edições o festival recebeu um público que ultrapassa a marca de 200 mil pessoas e 1 mil artistas locais, nacionais e internacionais. Há, em cada edição, um compositor  homenageado. Nomes como Sivuca, Chiquinha Gonzaga, Jacob  do Bandolim, Pixinguinha entre outros, já foram tema dos festivais. 

A programação de 2016 contará com diversas atividades que englobam oficinas, exposição, mesas redondas e shows. O evento musical é considerado um dos principais festivais de choro brasileiro da atualidade e um dos maiores encontros da música instrumental brasileira interpretada por músicos brasileiros e estrangeiros.

O Chorando Sem Parar é realizado pelo Projeto Contribuinte da Cultura com gestão FAI (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico)-UFSCar, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos e Sesc e com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e de demais empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário