Coluna 3416 - 1908.2016 - edita@rnasser.com.br
|
Elegante, econômico, o Citroën C3 PureTech 1,2
Automóvel de entrada na marca, hábil no fugir à tentação do
emprego de motor 1,0, nova geração do Citroën C3, dita PureTech, desprezou o motor 1,45 litros, quatro cilindros,
nacional, por importado 1,2 tri cilíndrico. Conseguiu o melhor da sociedade de
consumo, ser chique e econômico.
É elegante em formas e conteúdo, muito agradável de uso, da
boa acomodação de motorista, passageiros – se medianos - e cargas, boa fórmula
na faixa de preços entre R$ 46.500, e R$ 52,700 na versão Tendance, marcada
pelo para brisa extenso, insólito, harmônico à proposta.
Mercado
Motor relança o automóvel, faz esquecer o salto de preços
entre a versão anterior e a atual, e o coloca na linha de frente da realidade
tecnológica. Hoje, em nome das regras de emissões, consumo e parâmetros a cada
dia mais rígidos, tendência de fabricantes de automóveis de menores dimensões e
peso é aplicar motores de 3 cilindros. O da PSA, holding das marcas Peugeot, Citroën e DS, tem opção turbo no
exterior, mostrando abrir o leque para aplicação em veículos maiores. Ao
usuário forma conjunto muito interessante com resultados expressivos em consumo
como hatch de boa aerodinâmica, com
Cx, coeficiente de resistência à passagem do ar, em 0,31. Contribui a caixa de
marchas, tração frontal, 5 velocidades, com 4ª e 5ª multiplicadas. Mantém-se
pioneiro da direção com assistência elétrica apresentada no modelo anterior.
Como automóveis são produto de equação, no caso os resultados são positivos. Avaros
cavalos: cruzando a 100 km/h com gasálcool, surpreende ao atingir em torno de
18 km/litro. A 120 km/h supera os 16 km/litro. Nos índices governamentais de
consumo entre gasolina e álcool, está na comissão de frente. Novo engenho a
gasálcool faz 82 cv a 5.750 rpm, e torque de 12,3 m-kgf a 2.750 rpm. A álcool,
salta quase 10%, indo a 90 cv e torque de 13 quilos. Apesar de discordar, em
alguns momentos segui mostrador no painel sugerindo mudar marchas ascendentes
ou descendentes, produto da troca de informações entre velocidade, inclinação e
torque do motor. Boa ajuda.
No uso é agradável na cidade, ágil para a cilindrada, bem
disposto, sem exigir reduções para contornar rotatórias ou passar quebra molas.
Nas estradas de pista simples, nas longas subidas, mostra outra face: se você
quiser andar rápido, bote um olho no conta giros e outro na estrada, e estique
as marchas.
Em comportamento, direção precisa, estável, freios apenas
razoáveis pela economia no empregar discos sólidos frontais e a tambor na
traseira.
Números: aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 14s;
velocidade final bordeja 180km/h; autonomia surpreendente: capaz de fazer Rio-S.Paulo-Rio
com único tanque de gasálcool.
Não medi consumo com álcool. Evito utilizá-lo apesar de os
números fornecidos indicarem quase 10% em adicionais e importantes cavalos-vapor.
Área agricultável nobre, empregada para produzir álcool melhor faria em alimentos,
com volume forçando preços menores de comida a quem não tem carro.
Novidade: duas
novas fábricas de automóveis
Produto curioso,
em declínio, prevê eventuais novas marcas apenas com mudança básica de
tecnologia mesclando eletrônica e comunicações, como nos previsíveis carros
autônomos. Caminho se afunila, marcas se mesclam com outras em nome da
sobrevivência – Fiat + Chrysler; Donfeng + PSA; Nissan-Renault + Mitsubishi. Entretanto
no continente sul americano há notícias do surgimento de novas indústrias, na Argentina
e no Brasil.
Vejamos
No Brasil pode ser
a definição operacional da chinesa Zotye Motors. Como aqui relatado, adquiriu a
TAC, fabricante do jipe Stark – sem levar o negócio à frente. Também prometeu
implantar outra operação em Goianésia, Go, na produção de veículos elétricos.
Carlos Eduardo
Barbosa, diretor para relacionamento com o governo federal, contou à Coluna nova formatação dos planos,
concordes com entendimentos com o governo cearense e o Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Disse, empresa reanimará a Tac,
produzindo o jipe Stark para venda ao mercado brasileiro, América Latina e
África. Da marca a operação poderá ter dois endereços: em Sobral, reativando
reduzida área industrial, e nos arredores do Porto de Pecém, em operação para
captar incentivos e vantagens de ZPE – Zona de Processamento de Exportações.
Desta, todas as unidades serão enviadas a mercados externos, inicialmente, o
africano. Do Stark, esclarece o diretor, haverá lançamento da linha 2017
incluindo versão com motor a gasolina, Flex, e dinamização de operações a
partir do segundo semestre.
Marca estima
aplicação de R$ 130M na operação no Ceará, com característica básica de fazer
montagem com partes chinesas e exportar os veículos para América Latina e África. Atividade
principal, esclarece, será em solo goiano, montando modelos Z100 Logic e do
elétrico E200, com partes importadas e algumas nacionais.
Argentina
No vizinho país, retorno histórico. Um de seus primeiros
fabricante/montadora, a Siam/Di Tella, empresa de eletrodomésticos, entre 1959
e 1967 lá produziu automóveis ingleses Riley. Desistiu, ampliou o conglomerado
industrial com as marcas Noblex, Atma, Siam, Philco, Sanyo, indústria
pesqueira, eletrônica e telecomunicações colocadas sob o nome de Newsan.
Recentemente voltou à área da mobilidade com motocicletas elétricas, e
surpreendeu o mercado mudando sua razão social para incluir indústria
automotriz, como contou o jornal El
Cronista. A proposta aprovada pelos acionistas é expandir a liderança,
atendendo às demandas da sociedade, em leque amplo: bicicletas, triciclos,
motos, automóveis, tratores, caminhões e ônibus.
Não indicou se produtos próprios, aquisição ou
representação de produto ou marca já existente, ou entrar de cabeça no virgem
mercado dos elétricos.
Roda-a-Roda
Avaliação – Bom sítio
argentino Autoblog publicou fotos de protótipos do novo SUV Alfa
Romeo, hoje o Projeto 952 e logo a ser chamado Stelvio, em testes nas regiões
geladas de seu país. Crê-se apresentação no Salão de Los Angeles, novembro
18-27.
Mais ou menos – Sobre
plataforma do Giulia, motor 2,9, bi turbo, 510 cv, exige mão de obra dedicada
para aproveitar tal cudelaria, não recomenda fazer veículo alto ou bruto.
Mercado - Para concorrer em
diferentes segmentos, de Porsche Macam a Audi A5, várias versões, desde motor
L4, 2,0 e 300 cv ao poderoso V6, tração simples e nas 4 rodas. Stelvio é
instigadora e apertada rota alpina, ao norte da Itália.
Enfim – Carlos Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi,
informou a Mauricio Macri, presidente da Argentina, aumentar investimentos no
país.
O que - Além da produção dos novos picapes
Renault-Nissan-Mercedes; da família Logan/Duster, deslocada de Curitiba, Pr;
US$100M para novo produto: Dokker, utilitário simplório e, versão substituta do
provecto Kangoo.
Enfim – Land Rover até final do ano trocará atuais motores
Ford por seus novos, os Ingenium. Começa com diesel moderno, 4 cilindros, 2,0
litro, 240 cv e impactantes 50 m-kgf de torque. Família terá vertente com
gasolina.
Exibição – Unidade de Choque do Estado de São Paulo desfila
nos cariocas Jogos Olímpicos e apresentam ao país o israelense Guarder, da
Plasan especializada em proteção blindada.
Jogo Duro - Projetado para operações especiais de
policiamento; 4x4; blindagem Stanag 3; leva motorista, comandante e 22
soldados, é capaz de ir e voltar em qualquer terreno. Utiliza potentes câmeras
captando imagens ópticas e térmicas para orientar o comandante.
Pacote – Protege usuários com sistema de extinguir
incêndios, ameaças químicas, biológicas e radioativas, resistindo a bombas
sujas e ataques com armas químicas, portando sistemas não letais para dispersar
manifestações violentas. Empresa já desenvolveu e entregou mais de 30.000 unidades.
Evolução –
Latin NCAP, programa de avaliação de veículos novos para América Latina e
Caribe comparou o Novo Palio e o Peugeot 208, incluindo teste de impacto
lateral. Os reforços laterais do Fiat permitiram menos intrusão no
compartimento de passageiros. O 208, diz o Latin NCAP, não as utiliza.
Renovação –
Ministro do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, disse no Congresso
da Fenabrave – agrupando revendedores, concessionários, distribuidores -, país
terá plano de Renovação de Frota até o final do ano. Muitos agentes. Combinou
com todos ?
Curiosidade – Pouco conhecida em sua história no Brasil,
DAF, fábrica de caminhões, foi indicada Marca
do Ano pela Fenabrave. Resultado é consequência de pesquisa entre todos os
revendedores sobre relacionamento com fabricantes.
Sem – Mesmo critério Audi ganhou o prêmio na categoria
Automóveis e BMW em motos.
Outro Foco –
Constatando 25 mil orelhões praticamente ociosos – médias 2 chamadas/dia -, e
2,7M de usuários sem celular nos ônibus em S Paulo, Festival Red Bull Basement criou nova utilidade.
0800 – Por chamada
graciosa centro de informações responde sobre linhas, horários e itinerários no
perímetro do Orelhão. A iniciativa transforma a ociosidade em ferramenta útil
ao cidadão. Mais?
Situação – Área de segurança e Forças Armadas trabalham com
opção de resumir a parada do Dia da Independência, o 7 de setembro, em
Brasília. Buscam poupar o Presidente – possivelmente já efetivado - de
protestos de turbas com o discurso do golpe.
Questão – Difícil administrar o remédio da democracia
quando não se consegue aferir a semente da discórdia: democratas mal educados, ou os
muitos órfãos das incontáveis tetas do governo petista ?
Investimento - Mandão dos negócios da Fórmula 1, Bernie
Ecclestone, 85, em união estável com a paulista Fabiana Flosi, 39, produz café premium na estância hidro mineral de
Amparo, a 140 km de S. Paulo. Investe em qualidade e processos para exportar o Celebrity Coffee.
Sobrevida – Investidores paranaenses deram um tempo,
sobrestaram o projeto de passar trator sobre o particular Autódromo de
Curitiba, em Pinhais, Pr. Aparentemente a época não está boa para incorporação
de imóveis em quantidade industrial, como seria o caso. No aguardo, corridas
continuarão.
História – Volvo de automóveis comemora os 50 anos do
início de produção de seu modelo 144, o primeiro da marca a superar vendas em mais
de milhão de unidades, e de estilo europeizado.
Tradição - Decupado, o numeral 144 explica o automóvel.
Primeiro algarismo indica série; seguinte número de cilindros do motor; último
o de portas.
-------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário