Wagner Gonzalez |
Eventos nacionais em Campo Grande, Cascavel e Interlagos.
Fórmulas e Turismo movimentam o cenário internacional.
Aumentam os preparativos para Le Mans
No vácuo dos treinos livres para Le Mans que aconteceram
no final de semana, o automobilismo segue movimentado tanto no cenário nacional
quanto no internacional, onde a disputa do GP do Canadá é o prato principal.
F-E, categoria de carros elétricos, tem rodada dupla em Berlim e mais uma etapa
do TCR, campeonato europeu de carros de turismo, em Salzburgring, complementam
esse quadro. Entre nós prosseguem os campeonatos brasileiros de Stock Car,
Marcas e Turismo na pista de Cascavel, a neo-nata Copa Truck em Campo Grande;
em meio às incertezas que a atual gestão da Prefeitura de São Paulo impõe ao
destino e uso de Interlagos, tem continuidade o Campeonato Paulista de
Velocidade no Asfalto.
Toyota domina na Sarthe
Os três carros da Toyota dominaram o único treino oficial
para as 24 Horas de Le Mans deste ano, domingo (5/6) quando todos os 60 carros
inscritos na famosa competição. O melhor tempo foi marcado por Kamui Kobayashi,
que divide o Toyota TS050 HYBRID #7 com Mike Conway e Stéphane Sarrazin.
Em sua volta mais rápida o japonês completou o traçado de 13.629 metros
em 3’18”132, 1”6 mais rápido que o tempo registado pelo pole position de 2016,
3’18”733, registrado pelo Porsche de Romain Dumas/Niel Jani/Marc Lieb. O
resultado completo dos tempos registrados no domingo você encontra aqui.
Presença brasileira
A lista de inscritos deste ano inclui um batalhão
considerável de oito pilotos brasileiros inscritos em várias categorias. Por
ordem alfabética aparecem André Negrão (Alpine A470-Gibson), Bruno Senna (Oreca
07-Gibson), Daniel Serra (Aston Martin Vantage), Lucas Di Grassi (Ferrari
488 GTE), Nelson Piquet (Oreca 07-Gibson), Pipo Derani (Ford GT), Rubens
Barrichello (Dallara P217-Gibson) e Tony Kanaan (Ford GT). Kanaan não estava
inscrito na competição, mas suas participações em provas de longa duração nos
Estados Unidos o fizeram a escolha natural para substituir Sebastian Bourdais,
piloto que se acidentou nos treinos para as 500 Milhas de Indianapolis e ficará
fora das pistas até o final do ano.
F-1 na ilha
Pode parecer uma referência à Inglaterra, que os
brasileiros do automobilismo de competição sempre chamaram de ilha, mas a F-1
se apresenta este fim de semana no outro lado do Atlântico, mais exatamente na
Ilha de Nossa Senhora (Île Notre Dame), em Montreal, a maior cidade do setor
francês do Canadá. Circuito semi-permanente que mistura uma longa reta e várias
curvas de baixa velocidade e com asfalto pouco aderente, o traçado da sétima
etapa do Campeonato Mundial exige bastante dos pneus no que diz respeito a
acelerações longitudinais nos pneus e desgaste acentuado nos freios. A
inexistência de curvas de alta velocidade e as características do piso permitem
repetir a escolha dos mesmos três compostos de pneus que foi vista em Mônaco:
macios (letras amarelas na banda lateral), supermacios (letra vermelhas) e
ultramacios (letras roxas). Esses pneus, do tipo slick, porém, poderão ter uso
reduzido se a previsão meteorológica for confirmada: há indicação de fortes
chuvas para o fim de semana nessa região á beira do rio Saint Laurent. Por
enquanto a grade de programação do canal SporTV só informa a transmissão dos
treinos livres de sexta-feira, a partir das 10h55 e 14:55, respectivamente.
Berlin eletrificada
A cidade alemã recebe a F-E pela terceira vez, este ano
novamente na região do aeroporto de Tempelhof, porém em novo traçado daquele
usado em 2015. Primeira rodada dupla do campeonato atual, a etapa de Berlin tem
potencial para trazer equilíbrio ao campeonato: após seis corridas Sébastien
Buemi lidera com 132 pontos, contra 89 de Lucas Di Grassi e 58 de Nicholas
Prost. Nelson Piquet Júnior, primeiro campeão da F-E, aparece em oitavo lugar,
com 33.
Turismo na Áustria
As verdejantes colinas austríacas alojam mais que
cenários dignos de folhetos de turismo e, no inverno, excelentes pistas de
esqui. A pista de Salzburgring é uma delas e recebe neste fim de semana recebe
pela terceira vez a categoria TCR,
focada em carros como Audi RS3, Honda Civic, Opel Astra, Seat León, VW Golf.
Após uma revisão geral voltada para sanar problemas de resistência e
confiabilidade, o Subaru WRX STI TCR volta a fazer parte do grid de 23 carros.
Circo da Stock vai para o Oeste
Localizada próxima a Foz do Iguaçu, a cidade de Cascavel
segue se firmando como importante pólo do automobilismo nacional. Uma das
pistas mais rápidas e desafiadoras do País, o Autódromo Zilmar Beux será
movimentado com três categorias: Stock Car, Marcas e Turismo. Tal como
Montreal, a possibilidade de chuva no fim de semana deve proporcionar
competições marcadas por muita emoção.
Os brutos na terra da soja
Lançada para preencher o vazio criado pela autodestruição
da F-Truck, a Copa Truck chega à sua segunda corrida no Autódromo de Capo
Grande, no Mato Grosso do Sul. Explorando circuitos ignorados pelas categorias
ditas de elite e coordenada por Carlos Col, a CT já garantiu transmissão pelo
canal SporTV e dá passos marcantes para se consolidar a imagem de
profissionalismo que caracterizava A F-Truck anos atrás.
Regional prossegue
O calendário da Federação Paulista de Automobilismo para
as categorias do grupo Velocidade no Asfalto tem continuidade em Interlagos
neste fim de semana. Com provas de monopostos (Fórmulas Inter, Vee e 1600) e
Turismo (Classic Cup, Marcas e Pilotos, Old Stock e Força Livre) dirigentes,
promotores e participantes tem uma ótima oportunidade para por em prática
atitudes que façam o automobilismo regional paulista reconquistar espaço como
opções de lazer e mercado de trabalho, ambas afetadas pelas incertezas da atual
gestão da Prefeitura.
Wagner Gonzalez
(11) 98326 6630
(11) 5044 9529
Nenhum comentário:
Postar um comentário