A ZF lançou globalmente a
nova transmissão 6S-480 para o segmento de veículos comerciais leves, que irá
integrar a família de transmissões de seis velocidades da marca.
Trata-se
de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação
otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas e um novo
escalonamento. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais
baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.
A transmissão é ideal para aplicação em caminhões e
micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5
toneladas. Seu desenvolvimento partiu da ZF Alemanha e contou com o suporte das
áreas de engenharia de aplicação, produto, projetos, manufatura e qualidade da
ZF do Brasil. Para sua homologação foram realizados intensos testes de
durabilidade em rotas urbanas e rodoviárias, além de testes tear
down para
avaliar a robustez dos componentes internos. Além disso, foram ainda executados
testes de bancada dos componentes com novos designs como rolamentos,
engrenagens e sistema de engate.
A viabilização da produção no Brasil ocorreu com a
implantação de uma nova linha de montagem, equipada com ferramentas de última
geração, na planta de Sorocaba, SP. A linha é exclusiva para a produção da nova
transmissão, que faz parte da família destinada a esta faixa de aplicação, e
está em operação desde setembro do ano passado. Integram a família as
transmissões 6S-420 e 6S-450.
De acordo com Sivio Furtado, Diretor de Vendas da ZF
América do Sul, o Iveco Daily, produzido no Complexo da montadora em Sete
Lagoas (MG), é o primeiro veículo no mundo a utilizar a nova tecnologia. Outras
montadoras já estudam a sua aplicação no Brasil, completa o executivo.
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