Alta Roda nº 888/238– 12 /05 /2016
Fernando Calmon |
Mercado
pode ser pequeno, mas continua avançando em grande parte pelas vendas em
cidades de portes médio e pequeno, em especial as participantes do agronegócio.
Em 2015 picapes médias representavam 4,5% do total de picapes
comercializadas e, no primeiro trimestre de 2016, subiram para 5,9%. Tendem a
se expandir com a oferta de modelos, atualizações de linhas e conteúdo.
É o caso da S10 2017, com a qual a GM espera retomar a liderança, perdida para
a Hilux, até o fim do ano, sem esquecer do avanço da novata Fiat Toro.
Renovação frontal, incluindo luzes diurnas de LED nas versões mais caras,
melhorou o visual da picape Chevrolet, embora sem mudanças na traseira, salvo a
relocalização da câmera de ré. O interior recebeu novos materiais de
acabamento, tela multimídia de oito pol. com a segunda geração do sistema de
conectividade, afora sensores de chuva e de acendimento dos faróis. Agora há
alertas para mudança de faixa e de proximidade do veículo à frente, neste caso
com três ajustes de distância e nível sonoro.
Mecanicamente, além da estreia da direção eletroassistida, o motor flex de
quatro cilindros passou para 2,5 litros, 206 cv e torque de 27,3 kgfm (etanol).
O diesel manteve 200 cv e maior torque do segmento: 51 kgfm com caixa de câmbio
automática; diminui para 44,9 kgfm com câmbio manual. Ambas têm seis marchas. O
peso em ordem de marcha foi reduzido em até 35 kg. Melhorias aerodinâmicas
(12%), redução de ruído de vento (8%), recalibragem de molas e novos coxins
foram sentidas numa primeira avaliação, em asfalto e terra, da nova versão de
topo cabine dupla High Country, 4x4, automática, com reduzida verdadeira.
A GM manteve os preços do ano-modelo anterior que vão de R$ 97.890 a R$
167.490, fora opcionais, em 13 configurações possíveis. Em termos de itens de
segurança passiva e ativa a S10 ainda fica bem trás da recém-reestilizada
Ranger. Faz falta, em particular pelo tamanho, peso e preço do veículo, o
controle eletrônico de estabilidade de série em todas as versões. Mas a
histórica posição de 20 anos de liderança entre as picapes médias certamente
ajuda a manter clientes fiéis, o que já não é muito fácil nos dias de hoje.
Simultaneamente a GM lançou a Trailblazer 2017, em versão única para sete
passageiros, e com a mesma base motriz anterior: V-6 a gasolina, 3,6 litros,
279 cv e diesel, 200 cv (igual ao da S10). A fábrica informa 50 novos itens no
seu SUV médio-grande, redução de massa de 13 kg e melhoria no consumo de
combustível de até 3,4%. Apesar de todas as mudanças e componentes adicionais,
anunciou redução de até R$ 4.000, que corrige a precificação exagerada
anterior. O V-6 custa R$ 159.990 e o Diesel, R$ 189.990. Em relação à líder
Toyota SW4 a diferença chega a quase R$ 70.000.
Trailblazer, apesar de ser um veículo de peso pesado (até 2.161 kg em ordem de
marcha), tem boa vocação estradeira, após avaliação da Coluna entre Brotas e
Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em especial com o motor V-6. Destaque
para a direção eletroassistida que compensa a inclinação natural da via e pode
até reduzir trepidações em desbalanceamento moderado das rodas.
RODA VIVA
ABRIL voltou a registrar maus resultados para as
vendas internas de veículos. Em relação ao mesmo mês de 2015 a queda foi de 26%
e, ao considerar o quadrimestre, houve recuo de 28%. Isso pode indicar que,
finalmente, o fundo do poço está chegando, pois a média diária de
comercialização de março e abril deste ano (em torno de 7.000 unidades)
praticamente se manteve.
APESAR de números desanimadores, Anfavea ainda não
reviu projeções de vendas, produção e exportação para 2016. Entidade prevê
queda de apenas 7% no principal indicador do mercado interno. Estoques totais
caíram de 48 dias em março para 46 dias em abril, ainda longe da normalidade de
até 35 dias ao considerar mais de 1.000 modelos e versões de 35 marcas.
VOLKSWAGEN mudará nos próximos meses seu plano de
manutenção periódica que estabelece prazo semestral para troca de óleo em todos
os modelos. Vai se igualar aos demais fabricantes ao preconizar apenas uma
visita anual às concessionárias ou a cada 10.000 quilômetros rodados (esse
intervalo já foi de 15.000). Na Europa é comum trocas a cada dois anos.
JAC T5 destaca-se por seu estilo atual, vem bem equipado
(tela multimídia de oito pol.) e espaço atrás assim como porta-malas rivalizam
com o HR-V. Direção eletroassistida tem atuação excessiva em estrada e adequada
em cidade. Câmbio manual 6-marchas é algo ruidoso nos engates. Acabamento
melhorou bastante, apesar de algumas marcas aparentes de solda.
NADA contra atualização dos valores de multas (estavam
realmente defasados) e de aumentar penalidade para gravíssima no caso de uso e
“manuseio” do celular. Se o telefone estiver fixado no painel ou para-brisa e
usado como navegador (o que é permitido) se exigirá bom-senso de quem
fiscaliza? Parece, também, ilegal a correção automática de multas pelo IPCA.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista
especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter: www.twitter.com/fernandocalmon
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