Ao comemorar o primeiro ano completo de vendas do Jaguar XE, o projeto pioneiro
de alumínio reciclado "REALCAR” contribui para o avanço do uso intensivo
de alumínio na carroceria do sedã alcançasse um marco significativo.
A Jaguar Land Rover recuperou mais de 50 mil toneladas de
sucata de alumínio, o peso de 200 mil carrocerias do Jaguar XE, de volta para o
processo de produção durante 2015/16, evitando que o equivalente a mais de 500
mil toneladas de CO2 entrasse na atmosfera por não utilizar material de
alumínio primário.
Os números são resultados do projeto “REALCAR", que
envolve 11 oficinas de prensagem do Reino Unido dentro de um circuito fechado.
O processo segrega resíduos de sucata de alumínio e ser enviado de volta à
produção, para, desta forma, ser derretido em folha de alumínio reciclado e
usado nos veículos da Jaguar Land Rover.
O projeto de pesquisa liderado pela Jaguar Land Rover,
com parte financiada pelo Innovate Reino Unido, também viu o desenvolvimento de
uma liga à base de alumínio reciclado, que pode aceitar uma percentagem mais
elevada da sucata recuperada. Em 2014, o Jaguar XE tornou-se o primeiro carro
do mundo a utilizar esta liga de alumínio de alta resistência inovadora,
desenvolvida pelo parceiro do projeto Novelis.
Mais de £7 milhões foram investidos nas máquinas de
prensagem das próprias unidades de manufatura de Halewood da Jaguar Land Rover,
além de Castle Bromwich e Solihull, com a instalação de sistemas de segregação
para capturar e distribuir a sucata de alumínio para o re-derretimento,
reduzindo resíduos, mantendo maior qualidade e valor no material.
A recuperação do alumínio oferece enormes benefícios de
sustentabilidade, pois a sua reciclagem requer até 95% menos energia do que a
produção de alumínio primário.
O alumínio reciclado da classe estrutural foi, desde
então, testado e introduzido nas carrocerias de alumínio de baixo peso dos
novos modelos Jaguar XF e F-PACE.
O projeto REALCAR faz parte da estratégia de economia
circular da Jaguar Land Rover para melhorar a eficiência dos recursos em toda a
empresa. #JLRclosedloop #REALCAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário