Doze anos em apenas 19 semanas: a área de Garantia
de Qualidade da Audi conduziu seu 100º teste INKA (teste de corrosão e
envelhecimento de Ingolstadt, na sigla em alemão) no novo A4.
O processo é uma
das avaliações mais rígidas que um carro passa na Audi, simulando os desafios
enfrentados durante uma vida útil de 12 anos do veículo em um período de 19
semanas. A Garantia de Qualidade utiliza esse método para verificar a eficácia
da proteção conta a corrosão e a durabilidade dos produtos da marca.
No decorrer da realização de 100 testes INKA, a Garantia
de Qualidade da Audi completou um total de 322.500 horas de trabalho, percorreu
mais de um milhão de quilômetros e fez 2.800 testes de lama e 1.900 testes de
sal. Sylvia Droll, Chefe de Engenharia de Materiais, afirma: “A Audi se destaca
pela qualidade superior de construção e de materiais, além da alta
confiabilidade – mesmo muitos anos após o carro ter saído da linha de montagem.
O teste INKA é uma ferramenta essencial para avaliar a qualidade de nossos
modelos e para melhorar ainda mais nossos métodos de produção”.
Os testes de resistência abrangem cinco fases. Primeiro o
carro é borrifado com sal em uma câmera climática a 35º C. Em seguida o veículo
é exposto a um clima tropical de até 50º C e umidade do ar a 100%. Na fase
três, 80 lâmpadas halógenas de vapor metálico, cada uma com potência de 1.200
watts, esquentam a carroceria até a temperatura máxima de 90º C. No processo,
as cores internas não podem desbotar e os materiais não devem ficar mais frágeis.
A quarta fase simula condições de inverno no círculo
polar. A - 35º C, uma máquina de hidropulsos sacode o carro para simular a
torção da carroceria e a pressão sofrida por algumas peças e pelo motor quando
o carro roda por estradas danificadas. Em paralelo – fase cinco – pilotos de
teste dirigem repetidamente por rotas externas especialmente preparadas para
esse tipo de avaliação.
No total, 12 mil quilômetros são percorridos com cada
modelo, incluindo direção por água salgada e lama. No final do teste, os
inspetores de qualidade desmontam o carro em cerca de 600 peças individuais e
checam seus pontos fracos.
A Garantia de Qualidade da Audi conduziu o primeiro teste
INKA em 2002. Já o departamento de Desenvolvimento Técnico vem avaliando os
carros pré-série usando esse mesmo método há 40 anos.
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