quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A vida útil de um carro em modo acelerado: o 100o teste INKA de Garantia de Qualidade Audi

Doze anos em apenas 19 semanas: a área de Garantia de Qualidade da Audi conduziu seu 100º teste INKA (teste de corrosão e envelhecimento de Ingolstadt, na sigla em alemão) no novo A4. 

O processo é uma das avaliações mais rígidas que um carro passa na Audi, simulando os desafios enfrentados durante uma vida útil de 12 anos do veículo em um período de 19 semanas. A Garantia de Qualidade utiliza esse método para verificar a eficácia da proteção conta a corrosão e a durabilidade dos produtos da marca.

No decorrer da realização de 100 testes INKA, a Garantia de Qualidade da Audi completou um total de 322.500 horas de trabalho, percorreu mais de um milhão de quilômetros e fez 2.800 testes de lama e 1.900 testes de sal. Sylvia Droll, Chefe de Engenharia de Materiais, afirma: “A Audi se destaca pela qualidade superior de construção e de materiais, além da alta confiabilidade – mesmo muitos anos após o carro ter saído da linha de montagem. O teste INKA é uma ferramenta essencial para avaliar a qualidade de nossos modelos e para melhorar ainda mais nossos métodos de produção”.

Os testes de resistência abrangem cinco fases. Primeiro o carro é borrifado com sal em uma câmera climática a 35º C. Em seguida o veículo é exposto a um clima tropical de até 50º C e umidade do ar a 100%. Na fase três, 80 lâmpadas halógenas de vapor metálico, cada uma com potência de 1.200 watts, esquentam a carroceria até a temperatura máxima de 90º C. No processo, as cores internas não podem desbotar e os materiais não devem ficar mais frágeis.

A quarta fase simula condições de inverno no círculo polar. A - 35º C, uma máquina de hidropulsos sacode o carro para simular a torção da carroceria e a pressão sofrida por algumas peças e pelo motor quando o carro roda por estradas danificadas. Em paralelo – fase cinco – pilotos de teste dirigem repetidamente por rotas externas especialmente preparadas para esse tipo de avaliação.

No total, 12 mil quilômetros são percorridos com cada modelo, incluindo direção por água salgada e lama. No final do teste, os inspetores de qualidade desmontam o carro em cerca de 600 peças individuais e checam seus pontos fracos.


A Garantia de Qualidade da Audi conduziu o primeiro teste INKA em 2002. Já o departamento de Desenvolvimento Técnico vem avaliando os carros pré-série usando esse mesmo método há 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário