A previsão governamental é o aumento dos percentuais de biodiesel
acrescentados ao diesel nos próximos três anos - B8 em 2017, B9 em 2018 e B10
em 2019. Deste modo, as empresas diretamente ligadas à produção de veículos,
motores e componentes foram chamadas pelo governo para avaliação dos impactos
destas novas composições de diesel nos motores já presentes no mercado e também
nas novas tecnologias em desenvolvimento.
Neste cenário, o Centro Tecnológico MAHLE está
trabalhando em um plano para avaliar o impacto destes percentuais maiores de
biodiesel nas tecnologias de filtração. O desafio está relacionado à
necessidade de filtração de maior quantidade de contaminantes e maior
dificuldade de separação de água nestas condições.
Esse cuidado é devido principalmente às
características específicas do biodiesel, que tem uma maior taxa de absorção de
água (higroscopia). Deste modo, a quantidade intrínseca de água no diesel
aumentá e a dificuldade da sua separação será maior. Isto é prejudicial para os
motores dos veículos porque uma maior presença de água gera corrosão nas bombas
de combustível, bicos injetores, válvulas e componentes em geral do sistema de
injeção de combustível do motor, aumentando necessidade de reparo e custo de
manutenção.
A presença de água em maior quantidade também gera
um crescimento microbiológico mais intenso no combustível, tendo como
consequência o aumento da quantidade de sedimentos de origem biológica. Estes
sedimentos em maior quantidade podem reduzir o intervalo de troca da filtro
separador de água pelo aumento da obstrução na linha de combustível.
Para superação destes desafios, a MAHLE
desenvolveu o filtro Blindagua. O Blindagua é um separador de água e de
impurezas de duplo estágio montado no chassi dos caminhões que foi
intensivamente testado para atendimento das condições de mercado indicadas já
para a legislação de 2019, ou seja, o combustível com a adição de 10% de
biodiesel.
Com conceito único no mercado brasileiro o novo
sistema desenvolvido pela empresa consegue uma eficiência muito acima da média
dos modelos atuais à disposição do consumidor, mesmo com o nível de biodiesel
existente hoje no diesel do País (7%). O Blindagua resguarda o sistema de
alimentação dos motores, reduz os intervalos de trocas de filtros e os gastos
com manutenção.
Em consonância com a tendência da adição de
maiores índices de biodiesel ao diesel, o Centro Tecnológico MAHLE está
trabalhando no aprimoramento do filtro Blindagua para estágios superiores de
atuação. Sua engenharia pretende se antecipar e desenvolver um produto capaz de
trabalhar em condição de adição de até 20% de biodiesel, o B20, antecipando-se
a eventuais novas orientações determinadas pelo governo.
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