A Dodge já havia abalado o mundo dos carros de alto
desempenho em 2014, com as versões SRT Hellcat do Charger e do Challenger,
de717 cv, dois supercarros a preços acessíveis. Estes foram os muscle cars mais
potentes da história – até agora! Hoje, no Salão do Automóvel de Nova Iorque, a
Dodge estremece de novo os alicerces dos veículos de alto desempenho com o
diabolicamente rápido Dodge Challenger SRT Demon 2018 – muito capaz nas ruas e
dominante nas pistas de arrancada.
Empurrado pelos 851 cv do HEMI Demon de 6,2 litros com
compressor, a edição limitada do Challenger SRT Demon tem o mais poderoso V8 de
série. A medição oficial da NHRA (associação de provas de arrancada dos EUA) de
9,65 segundos a 225 km/h faz do Dodge Challenger SRT Demon o carro de produção
mais rápido do mundo no quarto de milha (0 a 400 metros).
Ele também é recordista da aceleração de 0 a 96 km/h (60
milhas horárias) para automóveis de série, feita em apenas 2,3 segundos. Também
impressiona o tempo que o Demon leva para ir de 0 a 48 km/h (30 mph): 1
segundo.
Outra façanha do Dodge Challenger SRT Demon é a
capacidade de levantar as rodas dianteiras durante a arrancada, obtendo um
curioso recorde certificado pelo livro Guinness: a empinada mais longa em um
carro de produção com 89 cm. E se segure bem porque o Challenger SRT Demon
também registrou a maior força G a partir de uma saída estática em um carro de
produção, com 1,8 G.
Os números de desempenho fluem a partir de uma incrível
lista de primazias para carros de rua:
• Pneus Nitto de arrancada “street-legal” para melhor
tração, dando 40% a mais de força de saída em relação aos pneus do SRT Hellcat;
• Mapeamento do motor para gasolina sem chumbo com mais
de 100 octanas;
• SRT Power Chiller™, que redireciona o fluido do
ar-condicionado para baixar a temperatura no refrigerador do compressor;
• After-Run Chiller, que liga o ventilador e o circuito
da bomba de refrigeração de baixa temperatura quando o motor está desligado;
• TransBrake, que bloqueia o eixo do câmbio automático
TorqueFlite de oito marchas para conter o carro antes da saída, permitindo que
o motorista aumente a velocidade do motor e obtenha uma resposta mais rápida;
• Torque Reserve, que aumenta a fluxo de ar do motor e as
rotações do compressor antes da arrancada, entregando aceleração
impressionante;
• Suspensão com Drag Mode, que maximiza a transferência
de peso para as rodas traseiras para melhor tração;
• Drag Mode Launch Assist, que usa sensores de velocidade
para detectar saltos das rodas que podem danificar o sistema de tração, mudando
a entrega do torque em milissegundos para retomar a tração completa e, em
seguida, continuar acelerando o carro ao longo da pista;
• Opção de pneus finos “Front Runner” para usar em pistas
de arrancada, que reduzem o peso frontal;
• Carroceria alargada, com estilo agressivo, com caixas
de rodas modificadas para abrigar os enormes pneus 315/40 R18;
• Banco do passageiro dianteiro e banco traseiro
removidos para reduzir o peso total (podem ser incluídos por US$ 1 cada).
O coração do Demon: V8 Supercharged
O coração do Dodge Challenger SRT Demon 2018 é o HEMI
Demon V8 de 6,2 litros com compressor, que desenvolve 851 cavalos de potência e
106,5 kgfm de torque. Todo pintado de vermelho, motor do Demon está certificado
pelo padrão SAE J1349 em relação aos números de potência e torque, e em
conformidade com todos os regulamentos aplicáveis de emissões legais.
Embora o Demon V8 compartilhe sua arquitetura com o
Hellcat V8, ele vai muito além de um motor Hellcat mais potente. Mais de 50%
dos componentes no Demon diferem do Hellcat, incluindo:
• Compressor maior: 2,7 litros (2,4 no Hellcat)
• Pressão mais alta: 14,5 psi (11,6)
• Limite de rotações por minuto mais alto: 6.500 rpm
(6.200)
• Gasolina: duas bombas de dois estágios em vez de uma
• Caixa de ar maior com três fontes de entrada:
Air-Grabber™ no capô, Air-Catcher™ no farol esquerdo e uma entrada perto da
roda.
Engenharia: mais tração, menos peso
A principal missão do Dodge Challenger SRT Demon 2018 é
cobrir o quarto de milha mais rápido possível. Para tanto, ele combina os
melhores ajustes mecânico e eletrônico para entregar a tração máxima mantendo
controle direcional preciso.
Os amortecedores adaptativos Bilstein foram desenvolvidos
para arrancadas, deslocando a maior quantidade de peso possível para as rodas
traseiras, a fim de alcançar o máximo de tração na saída. A transferência de
peso melhora a tração das rodas traseiras em 11%.
Na busca por cada décimo de segundo, os engenheiros
focaram em remover o máximo de peso possível. O resultado: mais de 90 kg de
alívio com todo o equipamento removido do Challenger SRT Demon. Além da remoção
dos bancos de trás e do passageiro dianteiro, não há sistema de som e muitas
peças são aliviadas, como as rodas e barras estabilizadoras.
Design funcional e intimidante
O Demon é o Challenger mais largo já feito na história e
é o primeiro muscle car de série a ter para-lamas com alargadores no estilo
wide body.
As molduras musculosas cobrem as rodas superleves de 18 x 11
polegadas com pneus Nitto NT05R 315/40 R18 na frente e atrás, especificamente
desenhados para o Demon, e adicionam 9 cm à largura do carro.
Para atender a qualquer gosto, as 3.300 unidades do Dodge
Challenger SRT Demon 2018 estará disponível em 14 cores: Billet Silver,
Destroyer Grey, F8 Green, Go Mango, Granite Crystal, Indigo Blue, Maximum
Steel, Octane Red, Pitch Black, Plum Crazy, TorRed, White Knuckle e Yellow
Jacket.
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