O segmento de picapes médias no Brasil ganha um
importante reforço: a inédita versão automática da Chevrolet S10, que se
destaca pelo perfeito casamento entre o moderno motor 2.5 CIDI e a transmissão
de seis velocidades com sistema Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e
suaves.
O resultado é uma picape
robusta de elevada potência (206 cv) com alto nível de conforto e, o mais
surpreendente, com consumo de combustível similar ao da versão manual. Tanto
que a S10 Flex automática chega sendo a mais econômica da categoria e
classificada com nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro.
Historicamente a Chevrolet S10
lidera as evoluções tecnológicas entre as picapes médias, como o segmento Flex
que ela própria inaugurou em 2007. Foi a primeira a trazer motor bicombustível
com injeção direta de combustível e continua sendo a única a oferecer sistemas
de conectividade total. Destaque também para a dirigibilidade e inúmeros
equipamentos de segurança e comodidade incomuns à categoria.
Com mais de 50% de participação
atual de mercado entre as picapes Flex, a Chevrolet S10, nestes 10 anos, soma
200 mil unidades emplacadas.
A transmissão automática está
disponível inicialmente apenas nas configurações LT (intermediária) e LTZ
(Luxo), que traz, entre outros itens, direção elétrica progressiva inteligente,
alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, assistente de rampa,
controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco
do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e
multimídia MyLink com Andoid Auto e Apple Car Play.
A possibilidade de partida
remota do motor pela chave é novidade, uma herança dos modelos a diesel mais
sofisticados. A tecnologia permite que a cabine seja climatizada antes dos
ocupantes adentrarem nela, por exemplo.
A S10 Flex automática chega
com um importante diferencial competitivo: o consumo de combustível semelhante
ao do modelo manual, algo raro no mercado. Todo esse desenvolvimento de
engenharia foi realizado no Brasil.
Nota máxima na classificação
do Inmetro, a nova configuração 4x2 da picape Chevrolet é capaz de rodar com
gasolina 9,4 km/l na estrada e 7,9 km/l na cidade. Com etanol os resultados são
6,4 km/l e 5,3 km/l, respectivamente. Isso representa uma vantagem de até 1,3
km/l em relação ao principal rival.
Outro destaque da S10 está na
performance. Ela acelera de 0 a 100 km/h em um tempo realmente surpreendente
para um veículo do seu porte: 9,5 segundos.O segredo está na excelente
união entre o motor 2.5 com injeção direta de combustível e a transmissão
automática de seis velocidades com tecnologia Clutch to Clutch, que permite
trocas rápidas e quase imperceptíveis.
Para isso foi feito um extenso
trabalho de calibração tanto no propulsor quanto na transmissão, otimizando o
funcionamento do conjunto. O nível superior de refino traduz-se em melhor
dirigibilidade e desempenho.
O sistema de transmissão
automática do modelo Flex usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém
com uma programação específica do módulo de controle da transmissão (TCM), que,
no caso da S10, fica embutido, proporcionando maior robustez por evitar que
componentes fiquem expostos a sujidade e impactos.
Outra alteração promovida na
transmissão foi o alongamento da relação do diferencial sem comprometimento da
performance. Isso contribui para melhora no consumo e para redução das rotações
do motor, resultando em melhor conforto acústico e menor nível de desgaste de
componentes.
Vale lembrar que a transmissão
automática da S10 possui a tecnologia Clutch to Clutch. Na prática, ela tem
comportamento parecido com uma de dupla embreagem pela sua velocidade de
resposta. TO CLUTCH,
Outra tecnologia interessante
é o Electronic Capacity Clutch Control, onde uma embreagem dentro do conversor
de torque maximiza a capacidade de acoplamento do conjunto e, consequentemente,
a transferência de força do motor para as rodas.
A cereja do bolo, no entanto,
está no novo mapa de aceleração, herdado da picape norte-americana Chevrolet
Colorado. Este conceito nunca havia sido antes aplicado em um veículo
utilitário da marca no país.
O motorista nota que a S10
Flex automática responde precisa e prontamente à pressão exercida sobre o pedal
do acelerador, que dosam os até 27,3 kgfm de torque (a 4.400 rpm) e os 206
cavalos de potência (a 6.000 rpm) do motor.
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