quarta-feira, 26 de abril de 2017

Fábrica da IVECO em Madri é Nível Ouro do World Class Manufacturing

A fábrica de veículos comerciais da IVECO em Madri, na Espanha, tornou-se a primeira unidade da empresa a conquistar o status Ouro do programa World Class Manufacturing (WCM). Com essa conquista, a unidade é agora a instalação que possui a classificação mais alta em termos de excelência de fabricação entre as 64 estruturas da empresa no mundo. 

O WCM é um dos mais elevados padrões da indústria de fabricação global para o gerenciamento integrado de fábricas e processos de produção. É um sistema estruturado em pilares com base na melhoria contínua, projetado para eliminar os desperdícios e as perdas no processo de produção por meio da identificação de objetivos e metas, como zero acidentes, zero defeitos, zero avarias e zero desperdício. Para certificar as melhorias, um sistema de auditorias terceirizadas periódicas avalia todos os pilares do WCM, o que gera uma pontuação global de cada fábrica que serve como base para três níveis de desempenho: Bronze, Prata e Ouro. 

A unidade IVECO Madri tem linhas de produção e um centro de Pesquisa e Desenvolvimento dos veículos comerciais pesados da marca. O novo Stralis, tanto nas versões a diesel (XP) quanto no revolucionário sistema de energia alternativa de gás natural comprimido e gás natural liquefeito (NP),  e a linha Trakker são fabricados em Madri. O processo de produção dessa planta permite a fabricação de até 30o mil versões diferentes desses modelos no local. Cerca de 87% da produção destinam-se à exportação, principalmente para os mercados europeus, mas também para a África, Ásia e América do Sul. 

Com essa auditoria do WCM, graças às melhorias introduzidas ao longo dos últimos anos, o local obteve os melhores resultados de seus 71 anos de história. As melhorias incluem a redução em 53% de emissões de CO2 por veículo fabricado e 99% de resíduos reciclados. 


Muitos desses avanços foram possíveis graças à colaboração dos funcionários do local, que forneceram feedback por meio do programa de sugestões do WCM. Em 2016 foram registradas, em média, 28 sugestões por funcionário da fábrica de Madri, que emprega mais de 2.500 pessoas, sendo que 21% delas são mulheres. Essa é a maior taxa de contratação feminina do setor automotivo espanhol. No ano passado, o local recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Excelência concedido pelo Kaizen Institute na categoria Sistema de melhoria contínua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário