A Toyota Motor Corporation enviará duas unidades do
veículo Mirai para a China, em outubro de 2017, a fim de conduzir testes de
demonstração no país. Paralelamente à fase inicial destes testes, a Toyota
também estabelecerá uma estação de hidrogênio em sua base de pesquisa e
desenvolvimento naquele país.
Como participante ativa no projeto Acelerando o
Desenvolvimento e Comercialização de Veículos Movidos à Célula de Combustível
na China, gerido e financiado pelo Programa das Nações Unidas pelo
Desenvolvimento e o Fundo Mundial para o Meio Ambiente, a Toyota realizará
testes de demonstração no Mirai pelo período de três anos, entre 2017 e 2020.
A fabricante conduzirá pesquisas sobre o desempenho do
veículo dentro do meio ambiente chinês, como forma também de testar a qualidade
do hidrogênio do país, além de realizar uma variedade de avaliações de
qualidade e durabilidade. Paralelamente, a marca promoverá atividades
promocionais, de maneira a avaliar a receptividade dos consumidores chineses ao
veículo movido à célula de combustível a hidrogênio, exibindo o Mirai em
eventos, dentre outras atividades que visam melhorar a compreensão pública em
relação à tecnologia.
Existem atualmente cinco estações de hidrogênio na China,
que são centradas nas regiões metropolitanas de Pequim, Xangai e Guangzhou. A
estação de hidrogênio que a Toyota planeja construir em sua sede, a Toyota
Motor Engineering & Manufacturing Co., Ltd., será a primeira deste tipo na
cidade de Changshu, localizado na província de Jiangsu (China). Por meio deste
projeto, a Toyota trabalhará em parceria com o governo chinês e organizações
empresariais dentro da indústria, com vistas a explorar o potencial para a
criação de uma sociedade baseada no hidrogênio.
Para a Toyota, o Mirai é o carro símbolo da
sustentabilidade: não emite CO2 e
possui a mesma conveniência de um veículo a gasolina, em termos de tempo de reabastecimento
e rodagem. Além disso, proporciona total conforto em dirigir. Entre dezembro de
2014 e fevereiro de 2017, aproximadamente 3.000 unidades do Mirai foram
vendidas em todo o Japão, Estados Unidos e Europa - regiões e países onde a
infraestrutura de hidrogênio tem se expandindo. Atualmente, a Toyota também
está realizando testes de demonstração em países como a Austrália, Emirados
Árabes Unidos e Canadá.
Durante anos, a Toyota tem avançado no desenvolvimento de
vários tipos de eco-carros, como os veículos híbridos, plug-ins híbridos,
elétricos e movidos à célula de combustível, como possibilidade de aproveitar
os pontos fortes dos diferentes sistemas. Ao mesmo tempo, a companhia tem se
empenhado ativamente para incentivar o uso massivo e sua propriedade em toda a
sociedade.
Em outubro de 2015, a Toyota iniciou vendas na China dos
modelos Corolla Hybrid e Levin Hybrid, ambos com unidades híbridas produzidas
localmente. Até o final de março deste ano, a Toyota vendeu um total de 90.000
unidades de ambos os modelos híbridos, o que corresponde a 15% das vendas
totais dos modelos Corolla e Levin. Os Plug-ins híbridos, variantes do Corolla
e Levin, estão programados para lançamento em 2018. Além disso, a Toyota está
atualmente no processo de formatação de um plano para a introdução de veículos
elétricos no mercado chinês no futuro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário