Scania comemora 60 anos nas
estradas brasileiras
Desde que nascemos estamos em constante evolução,
buscando compreender o mundo e estarmos preparados para os desafios que surgem
a cada novo dia. Este mesmo conceito é aplicável quando consideramos o
nascimento de uma empresa: inovação, pioneirismo e evolução.
Essa é a história da Scania, fabricante sueca que chegou
pelo Brasil em 1957, inicialmente chamada Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores
Diesel, no dia 02 de julho, com escritório na Líbero Badaró, depois seguiu para
São Bernardo do Campo e escreve até hoje sua trajetória através de uma
engenharia de ponta, qualidade dos produtos, força da rede de concessionárias e
foco na necessidade do cliente.
Duas palavras traduzem bem a linha do tempo da Scania em
seus 60 anos de Brasil: inovação e pioneirismo.
A revolução do L 75, em 1958, mudou o conceito do que era
oferecido de caminhão no país; a introdução da direção hidráulica, em 1963, no
ônibus B76; suspensão pneumática no eixo traseiro dos ônibus, em 1968; a nova
revolução com a chegada dos “Jacarés”; o primeiro ônibus com motor traseiro
(BR115) no ano de 1972; em 1974 com a inauguração da cabina “cara-chata” com o
LK 140; primeiro articulado do país (B111 RS), em 1977; lançamento do
intercooler, em 1983; a transformação do que era um caminhão com a chegada da
Série 3, em 1991, até hoje uma das mais lembradas.
O ano de 1995 marca a apresentação do chassi 8x2; Em
1998 temos outras duas novidades no mercado: o freio auxiliar Retarder e a
injeção de combustível totalmente eletrônica; L94 UB: primeiro ônibus urbano de
piso baixo (1999); em 2001 dois pioneirismos: a caixa automatizada Opticruise e
o ônibus de 15 metros; no mesmo período, um novo jeito de pensar e fazer
Serviços é implantado, sem precedentes na indústria; a nova elevação do patamar
de um caminhão, em 2007, com a chegada da família P, G e R, e de ônibus com a
Série K, no ano seguinte; apresentação do Driver Support em 2010.
Em 2011, importantes contribuições ao meio ambiente:
pioneira marca a comercializar os motores Euro 5, e venda dos primeiros ônibus
e lançamento do caminhão, ambos a etanol e inaugurais na América Latina; ainda
em 2011, elevação ao patamar premium nos semipesados com o P 310 euro 5,
inovador ao trazer tração 8x2, caixa automatizada Opticruise opcional, cabine
leito e suspensão pneumática; em 2013, chega ao mercado o Streamline, que
oferece um caminhão 4% mais econômico que o Euro 5 tradicional.
Vamos para janeiro de 2014, quando foi a vez de inovar e
tornar o câmbio Opticruise de série nos semipesados; em 2015 lançamentos do
caminhão rodoviário 8x2 com quarto eixo original e do biarticulado, o primeiro
com motor dianteiro; o ano de 2016 marcou a chegada do primeiro ônibus nacional
movido a GNV/biometano.
No início de 2017 tivemos a apresentação dos Serviços
Conectados Scania. Em março foi a vez do lançamento da Edição Especial
comemorativa de 60 anos, que homenageia o lendário T113 com os modelos R 440 e
R 480.
“Nossa história é baseada em confiança e relacionamento
com o cliente para entregar rentabilidade. Nós investimos ao longo das últimas
décadas para ajudar a transformar o transporte nacional. E, vamos continuar
aportando recursos nessas próximas. Agora, assumimos uma jornada com os
clientes em direção a sermos parceiros para a transição para um sistema de
transporte sustentável”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no
Brasil.
Seis décadas de muitas conquistas e surge o desafio de pensar como serão os
próximos 60 anos. Qual o sistema de transporte? Robôs, serviços conectados,
caixa automatizada Opticruise, motor a etanol, ônibus wi-fi, indústria 4.0? A
lista de coisas que não existiam em 1957 é imensa.
Para celebrar as conquistas de sua trajetória, a
fabricante sueca escolheu como protagonista o futuro. “A gente aprende com o
‘ontem’ e trabalha no ‘hoje’ com olhar sobre o ‘amanhã’”, diz Barral, fazendo
referência à campanha que a Scania produziu para seu aniversário.
Mas e como será o amanhã? “O futuro na Scania é sempre
escrito em tempo real. Apoiado em três pilares: eficiência energética,
combustíveis alternativos e eletrificação e transporte seguro e inteligente.
Nós nos preparamos para enfrentar desafios globais postos pelo crescimento das
populações e pela demanda por transporte de pessoas e cargas que causam impacto
ambiental e econômico na sociedade”, destaca Rogério Rezende, diretor de
Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America. “Não há uma
única solução.”
É partindo de uma base sólida que a Scania avança em cada
um desses três campos.
Apresentou na Europa seu caminhão autônomo e colocou para
rodar nas vias de Estocolmo veículos movidos a eletricidade, sem falar no
ônibus abastecido via wireless e outras soluções que já fazem parte do presente
em muitos lugares do mundo.
Segundo Barral, no futuro bem próximo teremos uma matriz
de combustíveis mista. “Aqui já temos disponíveis produtos movidos a
combustíveis alternativos, como biometano, gás natural, biodiesel e etanol.” A
Scania é a montadora que tem o maior portfólio de motores movidos a combustível
alternativo do mercado. Algumas combinações podem chegar a até 90% em redução
de emissão de CO2.
No campo da conectividade, as oportunidades de aumento de
eficiência são evidentes. “Comprometida com geração de valor para o cliente, a
Scania investe em transformar dados em inteligência e faz da conectividade sua
aliada na oferta de soluções de transporte sustentáveis e completas”, diz o
diretor-geral da Scania Brasil.
“São sempre as mudanças na vida das pessoas que
impulsionam a inovação. No sistema de transporte não é diferente. Nosso negócio
deriva das necessidades da sociedade, mas principalmente da capacidade de
enxergar o presente e vislumbrar o futuro. Há tempos deixamos de vender apenas
ônibus ou caminhões. Transformamos nossos produtos e serviços em soluções para
os clientes. Agora, soluções para um transporte sustentável. Esse é o tom do
novo capítulo que a Scania começa a escrever no Brasil”, afirma Rogério.
A continuidade da trajetória da Scania no Brasil já
podemos adiantar até 2020, por meio do anúncio do aporte de R$ 2,6 bilhões em
suas operações no mercado brasileiro. Até lá os novos recursos serão destinados
ao desenvolvimento de novos produtos, atualização e modernização do parque
industrial de São Bernardo do Campo, bem como à rede de concessionárias.
2017 com certeza será um ano de merecidas comemorações
para a Scania, que não perdeu tempo e já realizou a primeira. Foi uma emocionante
homenagem com os principais veículos de comunicação da imprensa especializada,
que foram agraciados um a um com uma placa de agradecimento por fazerem parte
dessa história. Fico feliz por ter participado deste momento único, ampliando o
desejo de ainda mais sucesso para a fabricante e seus segmentos.
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