A grande atração do estande da Embraer na Agrishow 2017
será o avião agrícola Ipanema 203, que estará em demonstração estática na
versão completa, já compatível com a Certificação Aeroagrícola Sustentável
(CAS). A Agrishow, principal evento do agronegócio brasileiro, começa na
próxima segunda-feira (1/5), em Ribeirão Preto – SP.
A CAS é um programa de boas práticas na aviação agrícola
promovido por parceria público-privada que tem como objetivo aumentar a
responsabilidade ambiental nas aplicações. “O Ipanema 203 foi desenvolvido e
certificado segundo as recomendações da CAS”, explica Alexandre Solis, diretor
da Unidade da Embraer em Botucatu, onde o Ipanema é produzido. “Hoje, a
aeronave está certificada para operar com itens como GPS Diferencial (DGPS),
altímetro a laser e fluxômetro, que garantem a aplicação mais precisa, segura e
eficaz.”
A Embraer tem uma expectativa de negócios favorável para
2017, quando estima entregar de 15 a 20 aeronaves do modelo. Essa estimativa
positiva se justifica em razão do feedback obtido dos clientes até agora: o
desempenho da aeronave no campo tem surpreendido favoravelmente pilotos,
operadores e produtores, com uma produtividade que supera em muito as
estimativas iniciais. Os clientes do novo modelo têm registrado aumento de
produtividade de até 50% quando comparado à versão anterior, o que demonstra o
acerto das modificações implementadas.
Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema
é utilizado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos
agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a
operação. As principais culturas que têm demandado o avião são: algodão, arroz,
cana-de-açúcar, citrus, eucalipto, milho, soja e café. Ele também pode ser
utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate
primário a incêndios e povoamento de rios. Além disso, o Ipanema continua sendo
a única aeronave do mundo produzida em série capaz de voar movida a etanol.
O Ipanema 203 é uma evolução do produto que é líder em
seu segmento, com mais de 60% do market share no Brasil e mais de 1.370
unidades vendidas ao longo da história. O atual modelo, lançado em 2015, possui
dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao anterior e hopper com
capacidade 16% maior em volume. A nova envergadura da asa permite uma faixa de
deposição 20% maior, o que aumenta ainda mais a sua produtividade.
No Ipanema 203 os winglets (pontas das asas) foram
reprojetados, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização.
O avião tem novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com air bag e
cabine mais alta, com novo conceito ergonômico. As alavancas de comando e os
pedais foram reprojetados, com ângulos mais suaves, que permitem controles
ainda mais precisos. Tudo isso para facilitar o dia a dia do operador,
permitindo que ele desempenhe seu trabalho com maior conforto e
eficiência.
É a primeira reformulação do produto desde 2005, quando o
Ipanema 202 se tornou a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de
fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível
utilizado em automóveis. A fonte alternativa de energia renovável, derivada da
cana-de-açúcar, reduziu o impacto ambiental e os custos de operação e
manutenção e ainda melhorou o desempenho geral da aeronave, tornando-a mais
atrativa para o mercado. Hoje, cerca de 40% da frota em operação é movida a
etanol e aproximadamente 80% dos novos aviões são vendidos com essa
configuração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário