quinta-feira, 13 de abril de 2017

Toyota lança serviço de locação para o robô Welwalk WW-1000, dedicado ao suporte à reabilitação no Japão

A Toyota Motor Corporation lançará um serviço de aluguel para o robô Welwalk WW-1000, entre o final de setembro e novembro deste ano, no Japão. O Welwalk WW-1000 foi projetado para ajudar na reabilitação de pessoas com paralisia de membros inferiores, ocasionada por acidente vascular cerebral (AVC), entre outras circunstâncias.

O Welwalk WW-1000 equipa uma gama de funções de apoio à reabilitação baseadas na teoria de aprendizagem motora, incluindo a capacidade de ajuste do nível de dificuldade para se adequar aos avanços do paciente, ao passo que fornece respostas sobre as características de seus passos. O sistema do Welwalk WW-1000 possui operação simplificada, comandado por um painel central em touchscreen, além de fácil montagem, o que garante a praticidade de seu uso em clínicas.

A Toyota começou a instalar robôs industriais na década de 1980 e, desde então, aplicou essas tecnologias de produção e desenvolvimento de automóveis aos avanços da tecnologia Partner Robots (Robô Parceiros), divisão de negócio da fabricante voltada à criação de humanoides, com vistas ao aprimoramento tecnológico da indústria, fundamentada na percepção de que robôs podem ser verdadeiros companheiros de apoio e, assim, coexistir com as pessoas.

Seguindo a premissa que rege a Partner Robot, “liberdade de mobilidade para todos e alegria de autossuficiência”, levando em conta o crescente envelhecimento populacional do Japão, a Toyota tem desenvolvido tecnologias de robôs parceiros, capazes de se relacionarem nas principais áreas de apoio medicinal. O desenvolvimento ajudará a fornecer assistência aos idosos, permitindo maior independência e apoio aos seus cuidadores.

O desenvolvimento de robôs de reabilitação para suporte no campo da medicina começou no final de 2007 com a colaboração do Hospital Universitário de Saúde de Fujita, em Toyoake, em Aichi (Japão). Desde 2011, testes pilotos foram realizados nas instalações médicas daquele hospital. Entre 2014 e o fim de março de 2017, robôs do tipo Walk Training Assist (Assistente de Treinamento para Caminhada) foram instalados em 23 instituições médicas em todo o Japão para a investigação clínica.

O retorno dado por pacientes e pessoas envolvidas na pesquisa indica que este robô tem potencial para auxiliar na recuperação de membros inferiores e, como resultado, o uso do robô como um dispositivo médico foi oficialmente aprovado e certificado. A Toyota espera alugar 100 unidades dos robôs Welwalk WW-1000 para instalações médicas do Japão.
Principais atributos do Welwalk WW-1000


Nome genérico
Dispositivo ativo de extensão, flexão e movimento de rotação
Nome registrado
Welwalk WW-1000 (Número do dispositivo médico certificado: 22800BZX00438000)
Características
1. Funções de apoio à reabilitação baseadas na teoria da aprendizagem motora médica
Nível ajustável de assistência para atender ao paciente:
Permite o apoio de um estilo de caminhada natural, o que garante certo nível de exercício, que, por sua vez, também fornece apoio para o cuidador.
Respostas múltiplas por meio do monitor, comando de voz, etc.: Capacidade de confirmar as características da passada em tempo real e registrar dados quantitativos objetivos.
2. Facilidade de utilização em clínicas:
Funções simplificadas, fácil montagem e operação do painel em touch
Tamanho e peso
Dimensões externas: 1.200 mm (largura), 2.710 mm (profundidade), 2.380 mm (altura)
Peso aproximado: 800 kg (estrutura principal); 6 kg (pernas)
Tarifas sugeridas
Taxa inicial: 1.000.000 ienes
Taxa mensal: 350.000 ienes

Nenhum comentário:

Postar um comentário