A Toyota Motor Corporation deu início à fase de testes de
um sistema de geração de energia combinada pressurizada (sistema de geração de
energia híbrida), em sua planta localizada no distrito de Motomachi, na cidade
de Toyota, Aichi, no Japão. O sistema combina o uso de células de combustível
de óxido sólido (SOFC) e microturbinas de gás. A operação visa a utilização do
sistema como unidade de geração de energia interna, com o objetivo de avaliar
sua eficiência energética, desempenho e durabilidade.
O sistema de geração de energia híbrida utiliza
hidrogênio e monóxido de carbono que são extraídos a partir do gás natural e
emprega tecnologia de células de combustível e microturbina de gás em seu
mecanismo de geração de energia de dois estágios, com uma potência nominal de
250 kW. Além disso, possui um sistema de cogeração, que combina calor e
energia, para utilizar o calor residual produzido na geração de energia.
Este sistema híbrido atinge alta eficiência (cerca de
55%) com seu sistema de geração de energia em duas etapas, auxiliando no
aumento da eficiência geral (em até 65%) ao utilizar o sistema de cogeração.
Por esta razão, a Toyota tem posicionado a tecnologia como solução eficaz para
a missão da companhia na busca por uma sociedade de baixa emissão de carbono. A
eletricidade e o calor residual gerado são usados como solução energética
dentro da planta de Motomachi.
O sistema de geração de energia híbrida será implementado
como parte da “Demonstração Tecnológica para Produção em Massa de Sistema de
Geração de Energia Híbrida Pressurizada de Célula de Combustível Óxido
Sólido" da Organização de Desenvolvimento Tecnológico Industrial e de Nova
Energia (NEDO). Este sistema foi desenvolvido em conjunto pela Toyota e sua
subsidiária, a Toyota Turbine e Systems Inc., bem como pela Mitsubishi Hitachi
Power Systems Ltd.
A Toyota continuará a promover o desenvolvimento e a
introdução da utilização eficiente da tecnologia do hidrogênio em suas plantas,
monitorando continuamente os resultados da introdução e demonstração de
resultados deste sistema de geração de energia híbrida. A iniciativa representa
um progresso em termos de ações destinadas a atingir zero emissões de CO2 em
suas fábricas, aspecto preponderante do Desafio Ambiental Toyota 2050,
anunciado em 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário