A IVECO BUS, marca da CNH Industrial, e a Caio Induscar
apresentam ao mercado o SoulClass, primeiro micro-ônibus inclusivo do país. O
conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os
passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução
obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), da marca
Elevittá.
Humberto Spinetti, Diretor de Negócios da IVECO BUS para
a América Latina, ressalta que o mercado de transporte de passageiros
necessita, cada vez mais, de veículos que ofereçam bem-estar e inclusão aos
ocupantes, e que possibilitem ao empresário ter retorno financeiro na operação.
"Aumentamos nosso leque de produtos com um veículo que, além de
proporcionar um conceito de experiência em acessibilidade ampliada, se destaca
pelo baixo custo operacional e pelo melhor consumo de combustível do
segmento", explica o executivo.
O modelo possui características de carroceria e chassi
inspiradas em automóveis, que o tornam único e à frente de seus concorrentes. O
projeto do SoulClass se enquadra nas regras da portaria 269 do Inmetro, que
entrará em vigor em julho, e exige dos novos ônibus do segmento rodoviário
equipamentos para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou
mobilidade reduzida, disponibilizados também para outras versões, como os
escolares.
IVECO BUS SOULCLASS
Após o lançamento do Daily Elevittá, em 2016, a IVECO BUS
amplia sua gama de veículos acessíveis com a chegada do SoulClass. O
micro-ônibus é baseado no chassi 70C17, com carroceria Caio F2200i. A versão
executiva acomoda 24 passageiros, incluindo até dois cadeirantes, mais o
condutor. "Isso é possível graças ao Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM)
da Elevittá, que posiciona a poltrona preferencial do lado de fora do veículo,
permitindo ao passageiro com mobilidade reduzida embarcar e desembarcar com
mais conforto e segurança", afirma Gustavo Serizawa, Gerente de Marketing
de Produto da IVECO BUS para a América Latina.
O SoulClass, nas versões executivo e escolar, proporciona
máxima performance e maior economia com o motor FPT Industrial F1C de 3 litros,
injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas,
totalizando 170 cv, o mais potente da categoria. "Outro destaque é a
tecnologia FPT Industrial EGR, que faz com que o veículo não necessite do uso
do Arla 32", finaliza o executivo.
Já o design da carroceria foi concebido a partir de
conceitos automotivos, com características como lanternas traseiras em led,
capô com acionamento interno e grade frontal removível, facilitando o acesso ao
motor e componentes posicionados na parte externa do veículo, e tampa traseira
em alumínio, que proporciona maior leveza à carroceria. “A tradição da Caio
Induscar em produzir carrocerias robustas e versáteis aliou-se neste produto a um
design inovador com características singulares, que ressaltam nossa vocação em
antecipar tendências”, ressalta Maurício Lourenço da Cunha, Diretor Industrial
da Caio Induscar.
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