quinta-feira, 5 de maio de 2016

Inventor cria sistema de geração móvel de energia para veículos


Imagine que o seu carro passe a gerar energia, parado ou em movimento. Energia esta que você pode reverter para uso na sua residência ou qualquer outro fim que lhe pareça mais apropriado. Parece fantasia de ecologista, mas o “gerador móvel de energia” já existe, atende os preceitos da sustentabilidade e foi desenvolvido pelo gerente de tecnologia da informação Mário Milanésio Neto, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI).

“Percebi que o consumidor final paga um preço extremamente alto para obter energia elétrica, sendo que, ao mesmo tempo, não atua ou atua muito pouco na cadeia produtiva. Foi aí que resolvi criar algo que pudesse produzir energia de forma descomplicada”, conta o inventor.

O “gerador móvel de energia” pode ser instalado sobre carros, ônibus e caminhões para suprir o consumo energético do ar-condicionado, por exemplo, bem como em embarcações. O sistema  produz e armazena energia através do deslocamento de ar causado pelo veículo em movimento e, simultaneamente, também gerar energia solar.

O invento de Mário será composto por um conjunto de componentes geradores e armazenadores de energia e uma caixa em fibra de carbono ou material similar, além dos materiais isolantes. Para bicicletas, por exemplo, estão previstos pequenos captadores; enquanto para veículos de carga ou para transporte de vários passageiros, o inventor prevê estruturas mais robustas.

“A facilidade de produzir energia em qualquer local, seja com o veículo em movimento ou não, permite que a energia gerada seja usada a qualquer momento, o que acredito que seja o principal diferencial do meu ''gerador móvel de energia'', destaca o inventor.

O gerador de Mário já está patenteado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), e atualmente ele está à procura de investidores para iniciar a produção e comercialização seja por meio da venda da patente, do seu licenciamento ou ainda via formação de sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário