quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Avião movido a energia solar chega a Abu Dhabi e conclui volta ao mundo -

O avião Solar Impulse 2, modelo movido exclusivamente a energia solar, completou uma volta ao mundo ao pousar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na madrugada da terça-feira, 26 de julho (noite de segunda, no Brasil). Com isso, concluiu mais de 43 mil quilômetros percorridos e 558 horas de voo sem utilizar qualquer quantidade de combustíveis fósseis. 

A última etapa do voo foi concluída pelo piloto Betrand Piccard, que dividiu a jornada com o parceiro de projeto André Borschberg.  “Emoções, lágrimas, alívio , alegria é o que todos nós estamos sentindo agora depois de completar o primeiro voo solar ao redor do mundo da história”, escreveu Piccard, depois de concluir a travessia entre Cairo, no Egito, e Abu Dhabi.

A volta ao mundo no Solar Impulse 2 começou em março de 2015, na capital dos Emirados Árabes. Mas o projeto já é desenvolvido há 13 anos, liderado por Piccard e Borschberg, juntamente com uma equipe de 90 pessoas, que inclui engenheiros, técnicos e controladores. O objetivo é estimular o desenvolvimento de tecnologias limpas. 

“Eu queria uma demonstração crível que a energia renovável pode alcançar o impossível. Nós temos isso agora”, escreveu Piccard, antes da fase final. Segundo ele, a conclusão da volta em torno da Terra não encerra o projeto. “Pelo contrário, tudo vai continuar com mais força e paixão”, garantiu. A ideia é aproveitar o conhecimento adquirido e avançar no desenvolvimento de novas tecnologias, para além do Solar Impulse. 

Toda a aventura foi relatada em um blog. Para saber mais, acesse: blog.solarimpulse.com (as informações estão em inglês). 

- See more at: http://www.cnt.org.br/Imprensa/noticia/aviao-movido-com-energia-solar-chega-a-abu-dhabi-e-completa-volta-ao-mundo-cnt?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Radar+da+Inova%E7%E3o+-+02%2F08%2F2016#sthash.7FfYkDU6.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário