A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
(nº 13.146) é destinada a “assegurar e a promover, em condições de igualdade, o
exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoas com
deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.
Mais do que
acessibilidade, a pessoa com mobilidade reduzida tem o direito de ir e vir,
como qualquer outro cidadão. É com esse foco que a Iveco Bus, marca da CNH Industrial,
apresenta no Brasil o Daily Elevittá. Pioneiro no mercado mundial nesse
segmento, o veículo é a solução definitiva para o transportador e órgãos que
regulam o sistema de transporte de passageiros.
Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco,
em Sete Lagoas (MG), sob a plataforma do consagrado Iveco Daily 50C17, o modelo
foi projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas
condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo.
Conforto, segurança e acessibilidade foram as bases do
projeto que culminou no nascimento do Daily Elevittá. O dispositivo de poltrona
móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily, pela empresa Elevittá,
posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro
embarcar e desembarcar sentado no seu assento.
Se o bem-estar dos ocupantes está garantido no modelo, o
transportador também acumula benefícios ao adquirir o Daily Elevittá. Leis de
acessibilidade do transporte de passageiros, para a categoria M2 (veículos para
o transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, com
Peso Bruto Total inferior ou igual a cinco toneladas), seja escolar, urbano ou
fretamento, sinalizam que, nos próximos anos, entre 2017 e 2018, todos os
veículos que realizam o transporte público de passageiros deverão proporcionar
acesso a pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes, obesos, idosos, entre
outros).
Potente e econômico, o motor F1C
da FPT Industrial foi escolhido para equipar o Daily Elevittá.
Presente em toda a linha Daily, além dos micro-ônibus baseados no chassi 70C17,
o propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio,
injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a
3.500 rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 400 Nm a 1.250
rpm e 450 Nm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus.
A motorização conta
ainda com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio)
por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla
32 no catalisador. O F1C garante a melhor performance do veículo aliada aos
menores custos de manutenção e ao baixo consumo de combustível, tornando-se
ideal para aplicações urbanas e intermunicipais.
Com alto padrão de acabamento, os veículos possuem itens
de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de
bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de
freios) + EBD (distribuição eletrônica de
frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio elétrico
e teto alto.
O bagageiro traseiro, disponível na versão do Daily
Minibus Turismo, proporciona grande capacidade de bagagem, tornando o veículo
flexível para operações de fretamento durante a semana e turismo aos finais de
semana. Além disso, o modelo possui amplo espaço que permite o transporte de
bengalas, muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário