sábado, 6 de agosto de 2016

Scania comemora 5 anos da linha de caminhões semipesados

A Scania completa cinco anos da atuação no mercado de semipesados, fazendo história na categoria de distribuição de cargas de pequenas e médias distâncias, especialmente pelo sucesso de seus modelos, que inauguraram o uso do conceito de veículos Premium.

Em cinco anos foram emplacadas 6.750 unidades de semipesados, até julho de 2016. Para este ano o objetivo é atingir inéditos 7% de participação na categoria.

O primeiro semipesado lançado pela Scania foi o P 270, que chegou nas versões 4x2 e 6x2 e com opções de cabines simples e leito. O P 270 foi marcante, porque se tornou o primeiro semipesado a ter caixa de câmbio automatizada como opcional. “Na época, a promessa da Scania foi oferecer ao cliente um produto com agilidade e baixo custo por quilômetro rodado. São atributos da linha reconhecidos até hoje pelo mercado”, relembra Carvalho.

A partir de janeiro de 2012 entra em vigor a nova lei Proconve P7, ou Euro 5, com rigorosas exigências no controle de emissões de poluentes dos caminhões. A chegada desses novos e modernos motores levou a Scania a fazer uma mudança na linha. O P 270 se tornou opção exclusiva de propulsor movido a etanol (único na América Latina), e chegam para o mix de semipesados os modelos P 250 e P 310, equipados com mais novidades.

O P 250 e o P 310 elevaram a oferta de torque: 1.150Nm e 1.550Nm, respectivamente, até hoje os melhores do segmento, em suas faixas de atuação. Também passaram a disponibilizar outros diferenciais, como balança digital no painel e a configuração de rodas 8x2, que inaugurou a faixa de semipesados com quarto eixo original e garantia de fábrica.

Em janeiro de 2014, ao tornar o câmbio automatizado Opticruise de série, a Scania inovou outra vez. “Fizemos uma grande revolução na categoria. Demos um passo enorme para oferecer ainda mais produtividade, rentabilidade e conforto ao motorista”, explica Carvalho. Nesse mesmo ano, a fabricante bateu seu recorde histórico de vendas: 2.171 unidades.

Em 2015, a Scania apresentou uma terceira opção de cabine, a estendida, para as versões 4x2 e 6x2. As medidas dessa cabine são menores do que a do modelo leito, o que resulta na diminuição da tara no eixo dianteiro. 

Outra novidade foi o uso de pneus 275, que passaram a reduzir a pesagem total do caminhão. O resultado desses dois fatores permite ao cliente a possibilidade de carregar até 400 kg a mais de carga útil. Um grande diferencial da cabine estendida Scania em relação à dos concorrentes está no fato de o equipamento de descanso e o assento do passageiro, este de forma exclusiva na categoria, serem rebatíveis. Ou seja, o condutor pode se movimentar internamente mesmo com ambos montados para o repouso. 



A gama Scania 2016 de semipesados continua oferecendo soluções completas de produtos e serviços para atender a uma grande diversidade de necessidades dos clientes, no transporte de pequenas e médias distâncias. As ofertas da cabina P contemplam configurações de rodas 4x2, 6x2 e 8x2, que podem receber implementos dos tipos baú, unidade frigorífica, tanque, sider e carga seca. Os modelos dispõem de motores 9 litros e potência de 250 e 310cv. Simples, estendida e leito são as alternativas de cabine.

Os caminhões P 250 e P 310 saem equipados de fábrica com caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, piloto automático inteligente Ecocruise, ar-condicionado, balança digital no painel (para medir o peso nos eixos traseiros e ajudar o motorista a estar dentro das exigências da Lei da Balança), suspensão a ar, capaz de elevar a preservação da carga e do implemento na operação, e uma vasta lista de distâncias entre eixos para atender diversos tipos de composições e comprimentos. 

Uma das vantagens da linha de semipesados da Scania é a opção de entre-eixos de 6.300mm de fábrica, que permite aos veículos receber um implemento baú de até 10,5m, a maior capacidade de área disponível para carregamento do mercado.

Além disso, completa o pacote de itens de série o Scania Driver Support, que possibilita ao motorista ter um “instrutor em tempo real” no painel, atribuindo notas para sua direção e enviando dicas de melhorias para tornar a operação ainda mais rentável, segura e eficiente. 

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