A Scania completa cinco anos da atuação no mercado de semipesados,
fazendo história na categoria de distribuição de cargas de pequenas e médias
distâncias, especialmente pelo sucesso de seus modelos, que inauguraram o uso
do conceito de veículos Premium.
Em cinco anos foram emplacadas 6.750 unidades
de semipesados, até julho de 2016. Para este ano o objetivo é atingir inéditos
7% de participação na categoria.
O primeiro semipesado lançado pela Scania foi o P 270,
que chegou nas versões 4x2 e 6x2 e com opções de cabines simples e leito. O P
270 foi marcante, porque se tornou o primeiro semipesado a ter caixa de câmbio
automatizada como opcional. “Na época, a promessa da Scania foi oferecer ao
cliente um produto com agilidade e baixo custo por quilômetro rodado. São
atributos da linha reconhecidos até hoje pelo mercado”, relembra Carvalho.
A partir de janeiro de 2012 entra em vigor a nova lei Proconve P7, ou
Euro 5, com rigorosas exigências no controle de emissões de poluentes dos
caminhões. A chegada desses novos e modernos motores levou a Scania a fazer uma
mudança na linha. O P 270 se tornou opção exclusiva de propulsor movido a
etanol (único na América Latina), e chegam para o mix de semipesados os modelos
P 250 e P 310, equipados com mais novidades.
O P 250 e o P 310 elevaram a oferta de torque: 1.150Nm e 1.550Nm,
respectivamente, até hoje os melhores do segmento, em suas faixas de atuação.
Também passaram a disponibilizar outros diferenciais, como balança digital no
painel e a configuração de rodas 8x2, que inaugurou a faixa de semipesados com
quarto eixo original e garantia de fábrica.
Em janeiro de 2014, ao tornar o câmbio automatizado Opticruise de série,
a Scania inovou outra vez. “Fizemos uma grande revolução na categoria. Demos um
passo enorme para oferecer ainda mais produtividade, rentabilidade e conforto
ao motorista”, explica Carvalho. Nesse mesmo ano, a fabricante bateu seu
recorde histórico de vendas: 2.171 unidades.
Em 2015, a Scania apresentou uma terceira opção de cabine, a estendida,
para as versões 4x2 e 6x2. As medidas dessa cabine são menores do que a do
modelo leito, o que resulta na diminuição da tara no eixo dianteiro.
Outra
novidade foi o uso de pneus 275, que passaram a reduzir a pesagem total do
caminhão. O resultado desses dois fatores permite ao cliente a possibilidade de
carregar até 400 kg a mais de carga útil. Um grande diferencial da cabine
estendida Scania em relação à dos concorrentes está no fato de o equipamento de
descanso e o assento do passageiro, este de forma exclusiva na categoria, serem
rebatíveis. Ou seja, o condutor pode se movimentar internamente mesmo com ambos
montados para o repouso.
A gama Scania 2016 de semipesados continua oferecendo
soluções completas de produtos e serviços para atender a uma grande diversidade
de necessidades dos clientes, no transporte de pequenas e médias distâncias. As
ofertas da cabina P contemplam configurações de rodas 4x2, 6x2 e 8x2, que podem
receber implementos dos tipos baú, unidade frigorífica, tanque, sider e carga
seca. Os modelos dispõem de motores 9 litros e potência de 250 e 310cv.
Simples, estendida e leito são as alternativas de cabine.
Os caminhões P 250 e P 310 saem equipados de fábrica com caixa
automatizada Scania Opticruise de quarta geração, piloto automático inteligente
Ecocruise, ar-condicionado, balança digital no painel (para medir o peso nos
eixos traseiros e ajudar o motorista a estar dentro das exigências da Lei da
Balança), suspensão a ar, capaz de elevar a preservação da carga e do
implemento na operação, e uma vasta lista de distâncias entre eixos para
atender diversos tipos de composições e comprimentos.
Uma das vantagens da
linha de semipesados da Scania é a opção
de entre-eixos de 6.300mm de fábrica, que permite aos veículos receber um
implemento baú de até 10,5m, a
maior capacidade de área disponível para carregamento do mercado.
Além disso, completa o pacote de itens de série o Scania Driver Support,
que possibilita ao motorista ter um “instrutor em tempo real” no painel,
atribuindo notas para sua direção e enviando dicas de melhorias para tornar a
operação ainda mais rentável, segura e eficiente.
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