A Toyota do Brasil apresenta a linha 2017 do utilitário
esportivo RAV4, que inicia oficialmente suas vendas a partir de 1º de abril, em
todas as concessionárias da marca pelo País.
Lançada em 1994 no Japão, a primeira geração do modelo
marcou a indústria automotiva mundial por aliar os atributos de uso off-road com o conforto de um veículo
urbano, criando um segmento de mercado. Neste ano, o RAV4 chega com
aprimoramentos que elevam o nível de segurança, elegância, conforto e
sofisticação, e disponível apenas na versão 4x2 CVT TOP, com motorização 2.0L,
configuração de maior penetração entre os brasileiros.
A renovação no design confere ao SUV uma presença
mais marcante. Seu desenho frontal incorporou perfil dinâmico e faróis em LED.
Na traseira, também recebeu novo conjunto de iluminação em LED, de linhas
refinadas. As dimensões das saias laterais foram ampliadas, proporcionando
aspecto mais robusto ao veículo.
O RAV4 2.0L 4x2 CVT TOP foi um dos destaques do estande
da Toyota durante o último Salão do Automóvel de São Paulo, e estará
disponível, a partir de 1º de abril, em todas as concessionárias da marca, por
R$ 159.290,00.
Seguindo a tendência global de design da Toyota, o utilitário RAV4
2017 traz novo e moderno formato de acabamento da grade frontal e do
para-choque dianteiro, com uma linha mais fina traçando seu desenho, envolvendo
desde o emblema da marca até os faróis.
As alterações no design acentuam dois conceitos base da
Toyota: o Keen Look (inspirado no olhar focado de
um atleta de alto rendimento antes do início de uma competição) e o Under
Priority (melhor
eficiência aerodinâmica e maior nível de proteção aos pedestres, devido ao
posicionamento mais baixo da grade frontal).
A aparência tridimensional da dianteira é ressaltada pela
forma trapezoidal da grelha inferior, criando um visual mais largo e forte. O
para-choque pintado na cor do veículo, acompanhado de detalhes cromados,
completa o design frontal do RAV4 2017.
As laterais do modelo ganharam saias no formato convexo,
com traço mais inclinado e largo, que perfaz o caminho desde a frente até a
traseira. Aliadas ao novo conjunto de rodas de liga leve de 17”, conferem mais
robustez ao SUV.
A traseira também recebeu aplique na tampa do
porta-malas, para harmonizar com o novo design e realçar o para-choque.
O modelo está disponível nas cores Bronze Metálico
(nova), Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Eclipse e Branco Pérola.
A Toyota recheou a lista de equipamentos e aprimorou o
conforto, sofisticação e versatilidade do RAV4 2017, elementos definidores da
sua personalidade.
Uma das comodidades é o sistema Smart
Entry para
o destravamento das portas, por proximidade da chave. Outro destaque é o botão Push Start,
sistema de partida sem chave, capaz de acionar a ignição apenas ao toque de um
botão.
Para ampliar a nitidez na visualização do computador de
bordo, o painel passou a apresentar informações em TFT colorido com sete
funções, incluindo odômetros total, e parcial, temperatura externa, consumo
médio e instantâneo de combustível, indicador de direção econômica ECO,
autonomia e velocidade média do veículo.
O novo RAV4 vem com sistema multimídia Toyota Play em
tela de 7’’ sensível ao toque, com interface de acesso à internet (Wi-Fi),
áudio AM, FM, CD player e MP3, leitor de DVD, conexões USB, AUX e Bluetooth®,
seis alto-falantes e nova antena no teto, agora do tipo shark
fin. Câmera de ré e GPS integrado também acompanham o pacote de
acessórios.
Além do sensor traseiro, de série no modelo anterior, o
RAV4 2017 ganhou sensor de estacionamento dianteiro.
Outro diferencial é o teto solar elétrico, item exclusivo
somente nas versões 4x4 da antiga gama.Complementam o conforto de condução, ar-condicionado dual
zone automático,
com filtro antipólen e display digital, controle de velocidade de cruzeiro,
indicador de marchas digital, aviso sonoro de faróis ligados e chave na ignição
no painel.
O nível de requinte interno é outro destaque do crossover
da Toyota. O acabamento dos bancos, da manopla de câmbio e das laterais
internas das portas em padrão couro e material sintético, somado aos detalhes
internos em tons prateados no painel e nas portas, reforça a sofisticação do
novo RAV4. O volante é igualmente revestido em padrão couro, com comandos de
áudio integrados.
O banco do motorista tem ajuste elétrico para regulagem
de distância, inclinação, altura e posição da lombar, enquanto a coluna de
direção é ajustável em altura e profundidade.
Os ocupantes dos bancos traseiros dispõem de acesso à
tomada exclusiva de energia (12V) no console traseiro, e de outras duas no
painel. Todos os passageiros contam com porta-objetos, porta-copos e
porta-revistas, tanto nos consoles quanto nas portas.
Para evidenciar o bem-estar e a praticidade ao dirigir, o
retrovisor interno é eletrocrômico e os externos, pintados na cor do veículo,
são eletrorretráteis com regulagem elétrica, indicação de direção e
desembaçador.
O vidro do motorista vem com abertura e fechamento “one touch” e sistema
antiesmagamento.
Somados a esses aprimoramentos, a versão mantém sistema
de freios ABS (sistema de freio antiblocante), sistema auxiliar EBD
(distribuição eletrônica de força de frenagem) e BAS (sistema de assistência em
frenagem de emergência) nas quatro rodas.
Outra novidade está na adoção do airbag de joelho para o motorista. Ao
todo, o RAV4 2017 possui sete bolsas de proteção (de joelho, dois airbags frontais, dois laterais e dois
de cortina).Entre os demais equipamentos de segurança, destaque para
luz de neblina traseira, alerta sonoro para o uso dos cintos dianteiros, apoios
de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes e sistema universal
ISOFIX para cadeiras infantis no banco traseiro, com ancoragem de três pontos.
Os cintos de segurança são de três pontos, sendo que os dianteiros possuem
regulagem de altura e pré-tensionadores.
O novo RAV4 comercializado no Brasil, na versão 4x2 CVT
TOP, conta com a motorização Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros, e
transmissão automática que simula até sete velocidades no modo manual
sequencial. O conjunto mecânico gera potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm, com
torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm.
De acordo com medições do INMETRO, o conjunto mecânico
2.0L do RAV4 é nota “A” em eficiência no consumo de combustível. Segundo o
instituto, a versão movida a gasolina consome 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na
estrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário