A planta da Toyota em Indaiatuba (SP) atingiu a marca
histórica de 1.000.000 de unidades produzidas do sedã médio Corolla no Brasil.
A unidade comemorativa, que saiu da linha de montagem em 23 de março deste ano,
é um Corolla Altis 2018 na cor branco pérola, que desfila o design renovado e mais moderno
recentemente incorporado a toda linha, acompanhado de novos itens de conforto,
conveniência e segurança.
Inaugurada em setembro de 1998, a planta da Toyota
naquele município conta, atualmente, com cerca de 2.000 colaboradores. A
instalação da fábrica em Indaiatuba foi preponderante para o início de uma nova
fase na história da companhia no País. Ao produzir o Corolla localmente, a
Toyota consolidou sua estratégia, tendo em vista o fortalecimento e crescimento
sustentável de toda a operação na região da América Latina e o reforço de seu
compromisso no suporte ao crescimento da indústria brasileira.
Símbolo do DNA de Qualidade, Durabilidade e
Confiabilidade, o Corolla fabricado na planta de Indaiatuba atesta o know-how da Toyota na construção de
carros cada vez melhores, verdadeira ambição da marca em todo o mundo.
Como qualidade é fator primordial para a Toyota, a
empresa mantém uma pista de testes, localizada no entorno da fábrica, onde
engenheiros do departamento de controle de qualidade realizam experimentos
constantes para certificação da excelência do modelo produzido. O circuito
possui mil metros de extensão e 4,2 metros de largura, possibilitando a
verificação, inclusive, de possíveis aprimoramentos no produto.
O cuidado com o meio ambiente e a propagação de boas
práticas para preservação dos recursos naturais são, também, pontos cruciais na
atuação da Toyota em Indaiatuba. Junto à prefeitura local, a fabricante mantém
e gerencia diversas ações em prol da comunidade, como o Projeto Ambientação.
Por meio da iniciativa, a Toyota visa disseminar práticas sustentáveis
utilizando a metodologia TBP (Toyota Business Practice)
para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade.
A ferramenta é útil na criação de projetos que promovam a
educação em relação à essência das questões ambientais, como o consumo
consciente de recursos naturais (água e energia elétrica) e o gerenciamento de
resíduos dentro das escolas, na comunidade e em entidades.
Corolla no Brasil
As primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil
em 1994, quatro anos após o início da abertura de importação no segmento de
automóveis no País. Tais mudanças na legislação brasileira em relação ao
comércio internacional de veículos assegurou a chegada das primeiras unidades
do Corolla no território nacional, importadas do Japão.
Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota
observou um crescente interesse dos consumidores pelo sedã, que já despontava
como líder de seu segmento em vários países ao redor do mundo. O aumento
constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção
local. Tanto que, em 1997, a empresa anunciou aporte de US$ 150 milhões para
construção da planta que daria início à produção do Corolla brasileiro.
Para escolha do local que abrigaria o primeiro complexo a
fabricar o sedã em solo latino-americano, já em sua oitava geração, a Toyota
levou em consideração os aspectos logísticos e da qualificação de mão de obra
ao selecionar o município de Indaiatuba (SP). A cidade entrou para o mapa da
indústria automobilística global em 1998, ano de inauguração das operações, ao
ceder um espaço de 1,5 milhão de m2, onde a Toyota baseou uma de suas
principais unidades produtivas no mundo.
Desde então, o Corolla vem se destacando como um dos
veículos de maior sucesso em vendas de seu segmento em todo o Brasil, com mais
de 765 mil unidades negociadas até os dias de hoje. Só em 2016, o veículo
fechou com 64.734 veículos vendidos, mantendo a liderança absoluta entre todos
os sedãs médios nacionais, com quase 50% do total de emplacamentos nesta fatia
de mercado.
Neste ano, o Corolla continua líder em seu segmento e já
soma 12.937 unidades comercializadas de janeiro a março, com 44% de market
share.
História pelo mundo
Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation nasceu com o
objetivo principal de contribuir para o desenvolvimento da indústria
automobilística no Japão. Três décadas depois, nasceria o modelo Corolla,
projeto cuidadosamente arquitetado para suprir o crescimento do interesse da
população pelos carros.
Assim, o design da primeira geração do sedã
adotou como base o conceito “80 Point Doctrine +α”, que estipulava ao veículo
atingir média de 80 pontos dentro de uma escala que variava no máximo até 100,
considerando, ainda, algumas características extras específicas, denominadas de +α,
para conceder ao modelo recursos adicionais à sua aparência e destacar os
pontos que superassem as expectativas dos consumidores.
Ao longo das últimas cinco décadas, e após toda a
evolução em 11 gerações do Corolla, a Toyota continuou a aplicar este conceito
de maneira consistente para todos os seus modelos vendidos no mundo.
Foi assim que a primeira geração do Corolla nasceu no
Japão, em 1966. Atualmente, o sedã médio é produzido em 13 países e
comercializado em 150. Desde o início de sua produção, o Corolla soma mais de
44 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, tornando-se o veículo mais
vendido de todos os tempos.
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