Mais uma novidade promete ser sucesso no mercado
brasileiro, que ganha uma nova opção no segmento trail de baixa cilindrada:
trata-se da Honda XRE 190, modelo que passa a ser a porta de entrada para os
fãs da linha XRE, consagrada no País pela versão com motorização de 300 cm³. A
nova integrante chega este mês à rede de concessionárias Honda como uma
alternativa para consumidores que têm na versão de 300 cc um símbolo de estilo
e sofisticação, mas que procuram também por um modelo mais econômico, fácil de
pilotar, com design moderno e versátil. E ainda com mais uma grande vantagem,
exclusiva da marca: a garantia de três anos, com troca de óleo gratuita em sete
revisões.
Com a nova XRE 190 a Honda passa a oferecer aos
consumidores um modelo inspirado na XRE 300, que vem complementar o lineup da
Honda como uma nova opção para os motociclistas mais experientes, mas com uma
proposta racional e mais acessível. Entre algumas das principais novidades da
nova integrante da família XRE está o novo motor de 190 cm³; o design moderno e
diferenciado, além do sistema de freios com ABS (antitravamento) de apenas um
canal, tecnologia que mantém total eficiência e segurança do sistema
tradicional, projetado com foco na facilidade de manutenção e baixo custo.
Personalidade e estilo
A nova Honda XRE 190 concilia o espírito aventureiro de
suas linhas modernas e conceito de trail urbano a um estilo marcante e design
imponente. Características como agilidade, versatilidade e ótima relação
custo-benefício atendem perfeitamente as necessidades de proprietários de
motocicletas de menor cilindrada, que buscam sofisticação e diferenciação e
ainda desejam fazer up grade de categoria.
Entre seus principais atributos, destaque para o
escapamento elevado, pneus para uso misto, além de para-lamas curto, com um
conjunto de carenagens de linhas anguladas, modernas e imponentes. O conjunto
óptico está equipado com lâmpadas mais potentes e econômicas, que oferecem
maior segurança para o motociclista nos deslocamentos à baixa visibilidade. Na
traseira, o modelo conta com lanterna e sinalizadores independentes, suporte de
placa alto e alças em alumínio, integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.
O painel de instrumentos é totalmente digital e traz
informações do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros
total e parcial, além de indicações para todo o funcionamento do modelo. O
assento largo em dois níveis oferece total conforto para piloto e garupa nos
deslocamentos urbanos ou mesmo para pequenas trilhas no fora-de-estrada. O
tanque de combustível conta com capacidade para 13,5 litros (3,1litros de
reserva) e tampa com desenho diferenciado e estilo esportivo.
Eficiência e desempenho
Com características dos modelos aventureiros da categoria
on/off-road, a nova XRE 190 traz em sua ciclística e mecânica um conjunto
eficiente com o máximo em performance, conforto e segurança. Seu projeto foi
concebido de forma a oferecer ao mercado um modelo de conceito trail urbano,
ideal para as cidades brasileiras, com um desempenho superior em seu segmento.
Seguindo este principio a Honda desenvolveu um motor
inédito e exclusivo, com ótima economia e respostas em qualquer rotação. Trata-se
de um monocilíndrico de 184,4 cm³, OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos,
arrefecido a ar e com sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com tecnologia
FlexOne, oferece potência de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de 1,65 kgf.m a
6.000 rpm abastecido com gasolina; e 16,4 cv a 8.500 rpm com torque de
1,66 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.
O sistema de partida é elétrico e o câmbio de cinco
velocidades com a transmissão final realizada por corrente. As tampas laterais
do motor tem acabamento na cor grafite, inspiradas nos modelos de maior
cilindrada. A nova Honda XRE 190 já está totalmente em conformidade com a
segunda fase do PROMOT 4 (Programa de Controle da Poluição do ar por motociclos
e veículos similares) , em vigor no Brasil desde o início do ano.
Na ciclística, a XRE 190 traz chassi do tipo berço
semi-duplo, produzido em tubos de aço, com ótimas respostas para o equilíbrio
dinâmico. Outro ponto que privilegia a pilotagem é o baixo peso de todo o
conjunto (127kg); além da altura do assento (836mm), menor em comparação com a
XRE 300. Seu guidão com posicionamento mais alto permite que o piloto mantenha
os braços mais elevados, evitando a fadiga principalmente em longos percursos.
A suspensão traseira monoamortecida com curso de 150 mm é
do tipo Pro-Link, totalmente ajustável e que proporciona pilotagem com ótima
absorção de impactos em qualquer tipo de terreno. Na frente um garfo
telescópico de longo curso de 160 mm assegura mais conforto de forma segura e
eficiente.
Um detalhe que trouxe um ar diferenciado ao modelo está
nas rodas raiadas com acabamento em cromo fumê, mais sofisticado neste tipo de
acabamento e categoria. Nelas estão calçadas ainda pneus para uso de tipo misto
na configuração 90/90 – 19M/C 52P (dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P
(traseiro).
Os freios possuem sistema antitravamento (ABS) com discos
na dianteira (240 mm) e traseira (220 mm), para maior segurança e grande
eficiência. Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190 será oferecida em
versão única com freios ABS (antitravamento), nas cores verde metálico, preto
metálico e vermelho metálico e preço público sugerido de R$ 13.300,00. O valor
tem como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Assim
como já acontece com todo o lineup da Honda no Brasil, a XRE 190 tem a
exclusiva garantia de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário