Criado como uma solução
ideal para motores OHV (comando no bloco) e SOHC (comando simples no cabeçote),
o eixo de comando CamInCam desenvolvido pela MAHLE chega como a alternativa
perfeita para melhorar o desempenho de motores que tenham sido idealizados inicialmente
com uma arquitetura mais simples e de baixo custo. Devido à sua variabilidade,
com tempos ideais para controlar tanto a admissão quanto o escape, o CamInCam MAHLE pode ser ajustado para qualquer condição de condução. Trata-se do único
comando válvulas de controle variável disponível no mercado para aplicação
nesses tipos de motores.
A vantagem decisiva do CamInCam em relação a
outros sistemas variáveis é que ele pode ser instalado dentro das mesmas
restrições de espaço de um comando de válvulas convencional. Na verdade,
trata-se de dois comandos em um. Sua construção é composta pela presença de um
eixo exterior (oco) e de um eixo interior, dispostos de forma concêntrica entre
si. Dependendo da condição de funcionamento do motor, os eixos de comando - e,
portanto, os cames - rodam entre si de forma a otimizar a estratégia de
controle de abertura e de fechamento das válvulas.
Outro benefício do CamInCam é seu tamanho. Uma
vez que o espaço necessário para a sua instalação é semelhante ao de um eixo de
comando comum, ele pode substituir de imediato um modelo existente. Isso também
é um facilitador para o fabricante de motores, que a partir de uma configuração
básica de bloco pode obter diferentes desempenhos.
Para os motores configurados com comando de
válvulas no bloco (OHV), o CamInCam MAHLE, em produção desde 2007, é o único
sistema existente de trem de válvulas variável do mundo. Mas é nos motores
DOHC, com dois eixos de comando no cabeçote, que a tecnologia mostra todo o seu
potencial. Em um motor quatro-cilindros com turbo e injeção direta, por
exemplo, ele pode proporcionar uma melhor resposta transiente para o
turbocompressor.
Atualmente o eixo de comando de válvulas CamInCam equipa o potente motor do Dodge Viper, um dos modelos esportivos mais notáveis
dos Estados Unidos. A inclusão do equipamento produziu melhorias consideráveis
no V10 que vai instalado sob seu capô: os valores de emissões ficaram
significativamente mais baixos, e o motor teve um aumento de 20% na sua
potência específica. Paralelamente, a economia de combustível melhorou
sensivelmente.
Na combinação com motores Flex, o ganho pode ser
interessante na busca de reduzir o compromisso que há nesses motores, uma vez
que a variação do comando pode auxiliar com carregamentos diferentes,
aproximando a taxa de compressão da ótima daquele combustível em utilização.
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