Transformar as ideias de
estudantes universitários de todo o Brasil em realidades prontas para gerar
impactos concretos no futuro do automóvel e da mobilidade urbana. Com esse
objetivo, o Instituto Renault, em parceria com a PUCPR, lança o Desafio Renault
Experience 2.0. Em sua quinta edição, a iniciativa foi totalmente reformulada,
de forma a estimular que os participantes desenvolvam projetos prontos a ser
adotados pelo mercado. O pontapé inicial do programa aconteceu nesta
segunda-feira, dia 8, em uma aula inaugural na PUCPR.
“O mundo atual pede pessoas cada vez mais
inovadoras e empreendedoras na busca por soluções para transformar a forma como
nos deslocamos. O Instituto Renault entende seu papel como motivador dessas
transformações, que são chaves para uma sociedade mais eficiente e consciente.
Por isso, criamos o Renault Experience 2.0: o programa que vai ouvir,
desenvolver, testar e investir nas suas ideias – que no final, podem se
transformar em uma Startup”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do
Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.
O programa será desenvolvido em três fases, por
meio de uma plataforma on-line, em que as equipes participantes irão
desenvolver seus projetos com tema Mobilidade e Conectividade. Os estudantes
contarão com o acompanhamento de profissionais experientes e de executivos da
Renault do Brasil ao longo do processo.
As inscrições no Renault Experience 2.0 podem ser
feitas até o dia 11 de setembro. Para entrar para o programa, é necessário
montar uma equipe de três a cinco pessoas. Todos os integrantes devem estar
matriculados em um curso superior, em qualquer instituição, período ou área. A
equipe também deve ser multidisciplinar, o que proporciona maior criatividade e
poder de inovação. Ela deve conter, alunos de, no mínimo, dois cursos
diferentes, mas todos devem ser da mesma instituição de ensino. Por fim, a
instituição de ensino deve indicar um professor orientador, que será o
conselheiro dos estudantes no projeto.
O Renault Experience 2.0 conta com a parceria da
Michelin, do Sebrae e do Banco Renault.
Etapas
O processo do Renault Experience 2.0 vai até
agosto de 2017. Saiba mais sobre as etapas do programa:
Ideathon – Suas ideias movem
equipes. Na primeira fase, as equipes vão criar soluções com
foco no design de produtos e serviços. Nesta fase, ainda não é necessário ter
uma ideia formatada. Durante o Ideathon, as equipes receberão diversos
conteúdos para inspirar e gerar insights. Depois de formuladas, prototipadas e
testadas, as 30 melhores soluções passarão para a próxima fase.
Business Lab – Suas ideias movem
barreiras. Nesta fase, o serviço ou produto criado serão
transformados em um modelo de negócio. As equipes serão instruídas para que o
projeto evolua até ganhar a forma de uma startup. A partir dos resultados
obtidos, três equipes serão selecionadas para a última etapa.
Aceleradora Renault – Suas ideias movem o mundo. Na reta final, as três equipes serão instaladas
na Aceleradora Renault, em Curitiba, com tudo pago, onde passarão por uma
preparação intensiva de três semanas para fazer a empresa decolar. Os projetos
receberão investimento da Renault do Brasil. As equipes selecionadas terão
contato direto com os melhores executivos da Renault e do mercado.
“Forneceremos o suporte necessário, com o auxílio
de executivos da Renault, para que esses projetos cheguem ao mercado com força
em imagem, verba para markerting e boas conexões para negócios”, completa
Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário