A Nissan Motor Co., Ltd. revelou o
primeiro protótipo de veículo em todo o mundo a ser movido por uma Célula de
Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona através de energia elétrica de
bioetanol, com autonomia superior a 600 km. O novo sistema – inédito
mundialmente – apresenta uma "Célula de Combustível e-Bio", com um
gerador de potência movido por meio de uma SOFC, que se utiliza da reação de
diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para
produzir eletricidade altamente eficiente.
ESPECIFICAÇÕES
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Veículo de Base
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e-NV200
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Capacidade da Bateria
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24 kWh
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Fonte de Energia
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Eletricidade, Etanol
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Capacidade do Tanque
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30 litros
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Rendimento da SOFC
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5 kW
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Autonomia
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acima de 600 km
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e-Bio – Protótipo de Veículo Movido a Célula de
Combustível
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O CEO e Presidente Mundial da Nissan, Carlos Ghosn,
disse: "A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e
cria oportunidades regionais de produção de energia... ao passo que utiliza uma
infraestrutura que já existe. No futuro, a Célula de Combustível e-Bio vai se
tornar ainda mais ecoamigável. Etanol misturado com água é mais fácil e seguro
de manusear do que outros combustíveis. Sem a necessidade de se criar nova
infraestrutura, isto tem grande potencial de crescimento de mercado no
futuro".
O protótipo com a Célula de Combustível faz parte do
compromisso contínuo da Nissan para o desenvolvimento de veículos com emissões
zero e novas tecnologias automotivas, incluindo sistemas de condução autônoma e
conectividade. A Nissan já tem o carro emissão zero mais vendido do mundo, o
LEAF, e é pioneira em sistemas de mobilidade inteligente, muitos deles que
serão implantados em uma gama de veículos nos próximos anos.
Neste último desenvolvimento de tecnologia de emissões
zero, o protótipo com Célula de Combustível e-Bio é abastecido 100% com etanol
para carregar uma bateria de 24kWh que permite uma autonomia de mais de 600 km.
A Nissan vai realizar testes de campo em vias públicas no Brasil, usando o
protótipo.
A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível
e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho, em Yokohama, no Japão, mas agora é
revelado mundialmente em um veículo. O motor é limpo, altamente eficiente e
funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol. Suas emissões de
carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo
natural do carbono. Além disso, a Célula de Combustível e-Bio oferece a
aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com os
seus custos baixos de manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de
um veículo movido a combustível fóssil.
Combustíveis bioetanol são provenientes principalmente da
cana de açúcar e milho. Eles estão amplamente disponíveis em países da América
do Norte e do Sul, que dispõem de infraestrutura já estabelecida. Devido à
fácil disponibilidade de etanol e da baixa combustibilidade de água misturada
ao etanol, o sistema não é dependente ou restringido pela infraestrutura de
carregamento existente, tornando mais fácil para apresentar ao mercado. No
futuro, as pessoas só precisarão parar por pequenas lojas de varejo para
comprar combustível.
Para se chegar a uma sociedade de emissão zero e zero
fatalidades com automóveis, a Nissan continua promovendo a inteligência e eletrificação
dos veículos. O conceito da marca, "Innovation that Excites", é
entregue com "a Mobilidade Inteligente da Nissan", que tem como foco
a forma como os carros são movidos, dirigidos e integrados à sociedade ao mesmo
tempo que proporciona uma experiência de condução mais agradável.
A Célula de Combustível e-Bio vai tornar real a proposta
"Nissan Intelligent Power", promovendo uma maior eficiência e
eletrificação dos carros e o prazer da condução, assim como também
desenvolvendo novas tecnologias de baterias de veículos elétricos, como, por
exemplo, as que equipam o Nissan LEAF, o Nissan e-NV200 e o
"e-Power".
A Nissan vai continuar a agregar valor aos seus clientes
com sistemas que permitem a extração de energia elétrica a partir de vários
combustíveis, solucionando os problemas de infraestrutura vinculados ao
fornecimento de energia em todas as regiões do mundo.
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