Faltando exatamente um mês
para o início do campeonato 2017, a BMW finalizou nesta quinta-feira (06) a
última sessão de treinos da pré-temporada do DTM em Hockenheim, mesma pista que
recebe a primeira rodada dupla do ano, nos dias 06 e 07 de maio. Ao todo, foram
quatro dias de atividades de pista para trabalhar nos últimos ajustes da nova
BMW M4 DTM, na qual a montadora bávara cumpriu 880 voltas no circuito de
4.574m, com seus seis pilotos.
Único brasileiro do grid, Augusto Farfus participou dos
testes na segunda e na quarta-feira. Ele cumpriu cerca de 140 voltas, testando
os novos componentes do carro em diversas condições, como ritmo de
classificação e simulação de corrida, e ressaltou o bom trabalho de
desenvolvimento e o ambiente com sua nova equipe, o Team BMW RMG, onde será
companheiro de Marco Wittmann e Timo Glock.
Essa foi a terceira vez no ano que os carros foram à pista
para testes. No início de março, o curitibano também integrou o grupo que
esteve treinando em Portimão (Portugal), e duas semanas depois, a BMW deu
prosseguimento aos trabalhos em Valellunga, na Itália. O regulamento técnico de
2017 tem grandes novidades, com um motor mais potente - que pela primeira vez
na categoria vai superar os 500 cavalos de potência, já que haverá um aumento
dos restritores de ar -, alterações em partes aerodinâmicas e no funcionamento
do DRS (sistema de redução do arrasto aerodinâmico, que influencia em
ultrapassagens), e também pneus mais macios - que a princípio darão mais
aderência aos carros quando novos, mas sofrerão um maior desgaste ao longo das
provas.
As mudanças no DTM não ficam limitadas apenas aos carros, já
que o formato das corridas também terá novidades. Desde que as etapas voltaram
a ter duas provas por fim de semana, em 2015, elas tinham durações e dinâmicas
diferentes - a primeira com 40 minutos e a segunda com 60 minutos e pit-stop
obrigatório, apesar da pontuação ser igual. A partir de agora, as duas corridas
do fim de semana terão a mesma duração, com 55 minutos mais uma volta cada, e pit-stop
obrigatório em ambas, a qualquer momento entre a segunda e a penúltima volta -
e não mais em uma janela pré-determinada. Isso vai possibilitar a adoção de
diferentes estratégias e dar ainda mais emoção ao campeonato.
Equipes e pilotos do DTM voltam a se reunir entre os dias 5 e
7 de maio em Hockenheim, onde tradicionalmente sempre acontece a abertura e
encerramento da temporada.
VLN em Nürburgring
Após os quatro dias de trabalho em Hockenheim, Farfus não
terá descanso no fim de semana. O brasileiro já seguiu para o circuito alemão
de Nürburgring, onde participa neste semana da 2ª etapa do VLN - campeonato
local com provas de 4 horas de duração cada, no circuito longo de Nordschleife.
Para Augusto, o compromisso serve como preparação para as 24 Horas de
Nürburgring, que o piloto disputa entre os 26 e 28 de maio. Campeão em 2010,
ele terá neste ano o desafio de competir em dois carros do BMW Team Schnitzer,
a equipe oficial da montadora na categoria, a bordo do modelo BMW M6 GT3. A
corrida tem largada prevista às 7h (horário de Brasília) neste sábado (08).
Augusto
Farfus:
"Os treinos em Hockenheim foram muito importantes para
fazermos os últimos ajustes no carro e também para eu conhecer e me entrosar
melhor com a equipe nova e com meu engenheiro. Conseguimos trabalhar em vários
pontos, fizemos uma simulação completa de corrida e vimos que o carro se
comportou bem, então vamos preparados para a primeira etapa, em maio. Agora,
vou para Nürburgring para a segunda etapa do VLN, que será uma prévia das 24
Horas, então está sendo uma semana bem produtiva com muita quilometragem
acumulada."
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