O BMW Group
apresentará uma nova perspectiva sobre as suas inovações ao longo da história
automotiva na 29ª edição da feira Techno Classica, que ocorre entre os dias 5 e
9 de abril na cidade de Essen, na Alemanha. Os visitantes da maior exposição de
carros clássicos do mundo poderão conferir a trajetória dos 40 anos do BMW
Série 7, os 30 anos dos motores 12 cilindros da BMW, os 30 anos do BMW Z1 e 12
veículos pioneiros dos anos 1936 a 1995, que serão mostrados sob o lema “Nosso
DNA: Inovação”.
Série 7: 40
anos de luxo e prazer de dirigir
A edição deste
ano do evento marca os 40 anos do BMW Série 7. Até o ano de 1977, o "Grand
Series" era a epítome da esportividade e luxo na linha de modelos da
marca. A nomenclatura usada atualmente nos modelos mais sofisticados da marca
também era usada nos modelos mais luxuosos naqueles tempos. A inclusão do
número 7 ao nome do veículo, que já está na sexta geração, representa o prazer
de conduzir um veículo que está no topo da exclusividade, luxo e inovação da
indústria automotiva.
Os visitantes da
Techno Classica poderão ver relíquias como a segunda geração do BMW Série 7
estilizada pelo designer alemão Karl Lagerfeld, um exemplar que participou das
gravações do filme "007 - O Amanhã Nunca Morre", um protótipo
equipado com motor de 16 cilindros e o último modelo mais sofisticado da linha,
o BMW M760Li xDrive.
O primeiro
modelo alemão de 12 cilindros do período pós-guerra
Há 30 anos, uma
inovação sensacional que abriria novos horizontes foi escondida sob o capô do
motor da segunda geração do BMW Série 7. O BMW 750i, lançado em 1987, teve o
primeiro motor de doze cilindros produzido por uma montadora alemã de carros no
pós-guerra. O propulsor tinha 5 litros e 300 cv de potência máxima, provocando
fascínio desde o início. O funcionamento suave do motor, por sua vez, abriu
caminho para a marca atingir aspiração à liderança no segmento de luxo.
Desde então, o
motor de 12 cilindros continua representando o ápice em relação à potência e
silêncio na rodagem. Exatamente 30 anos desde a sua estreia, a última geração
do propulsor tem uma interpretação distinta da esportividade, agora alinhada à
praticidade cotidiana e ao conforto irrestrito para longas viagens. O motor 6,6
litros de 12 cilindros montado no BMW 760Li xDrive (consumo de combustível de
12,8l/100 km) tem 610 cv de potência e acelera de 0 a 100 km / h em apenas 3,7
segundos.
BMW Z1
roadster: apresentado 30 anos atrás
Em 1987, a BMW
apresentou não só o BMW 750iL com motor de 12 cilindros no International Motor
Show (IAA), mas também o BMW Z1 roadster. O modelo de dois lugares, motor
dianteiro, portas retráteis, painéis de plástico e monocasco de aço foi
desenvolvido pela divisão "BMW Technik GmbH", dedicada ao
desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias. Na época, os especialistas em
inovações em pesquisa e tecnologia conceberam o BMW Z1 como um projeto piloto
para testar novas estruturas e materiais para veículos. Ao mesmo tempo, eles
seguiram a tradição da marca com roadsters icônicos, a qual tinha sido
negligenciada desde o lendário BMW 507.
O BMW Z1 teve
uma recepção calorosa em sua estreia. E as primeiras unidades para testes
confirmaram a impressão transmitida pelo design. O roadster tinha uma agilidade
excepcional graças ao motor em linha de seis cilindros que produzia 170 cv, ao
chassi de alta qualidade e à distribuição equilibrada de peso nos eixos. Entre
1988 e 1991, foram produzidas cerca de oito mil unidades da BMW Z1. Hoje, cada
uma delas é considerada item de colecionador.
Quatro
décadas da divisão Motorsport
O BMW Group
também celebra um marco em sua história esportiva: a fundação do BMW Junior
Team, em 1977. A BMW Motorsport GmbH transformou um pioneiro conceito em apoiar
jovens pilotos talentosos ao montar sua equipe. A primeira geração da BMW
Juniors incluiu o suíço Marc Surer, o alemão Manfred Winkelhock e o
norte-americano Eddie Cheever. Mais recentemente, o programa de desenvolvimento
júnior da BMW tem sido um trampolim para a carreira profissional de jovens
pilotos — entre eles os campeões do mundo de Fórmula 1 Sebastian Vettel e Nico
Rosberg, além dos campeões alemães de corridas de Carro de Turismo, Marco
Wittmann e Martin Tomczyk.
Carros
clássicos, seus proprietários e suas histórias
Além dos
aniversários especiais deste ano, o BMW Group Classic também mostrará diversos
outros veículos raros de todas as épocas das histórias da BMW, MINI,
Rolls-Royce e BMW Motorrad. A excepcional variedade de modelos se deve aos
esforços conjuntos dos Clubes da BMW e MINI, que mais uma vez tiveram papel
fundamental para reunir tantos veículos históricos.
A dedicação
irrestrita à engenharia e à tradição fazem dos membros desses clubes
verdadeiros embaixadores de cada marca. Eles demonstram todo o seu entusiasmo a
partir do compromisso em cuidar de seus preciosos tesouros e da sua vontade em
compartilhar seu conhecimento com os recém-chegados ao universo dos carros
clássicos. A paixão deles é traduzida em emocionantes histórias de descoberta,
restauração e (naturalmente) condução de carros clássicos — conteúdo esse que
compõem o "Club Stories", que são recontados no Techno Classica 2017.
Essas histórias fornecem uma ideia do prazer em ser apaixonado por carros
históricos.
Perspectiva:
BMW Group Classic apresenta o programa do Concorso d'Eleganza Villa d'Este 2017
Neste ano, o
Concorso d'Eleganza Villa d'Este vai atrair novamente proprietários e fãs de
belezas de duas e quatro rodas para o Lago de Como, no norte da Itália, entre
26 e 28 de maio de 2017, quando ocorrerá o mais tradicional e exclusivo
concurso de beleza de motos e carros clássicos do mundo.
O tema será
"Pelo Mundo em 80 dias - Viagem por meio de uma Era de Recordes" e
conectará o início da história do automóvel com o passado recente. Nesse ponto,
os carros conceitos e protótipos também representam o presente e o futuro na
construção de automóveis. Os carros históricos aceitos para a competição
concorrem em 8 categorias e serão avaliados por um júri internacional e pelo
público em geral. As motos clássicas, por outro lado, competem em cinco
categorias e também em uma exposição especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário